Antopologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE CULTURA
Tylor foi o primeiro a definir cultura sob o ponto de vista antropológico: como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética e procurou demonstrar que cultura pode ser objeto de estudo sistemático, pois trata de um fenômeno natural que possui causas e regularidades permitindo a formulação de leis sobre oprocesso cultural e a evolução.
Segundo o autor a uniformidade que tão largamente permeia as civilizações pode ser atribuída, em grande parte, a uma uniformidade de ação de causas uniformes, enquanto, por outro lado, seus vários graus podem ser considerados como estágios de desenvolvimento ou evolução...
Para Tylor a cultura é um fenômeno natural, e a natureza não é constituída de episódiosincoerentes, como uma má tragédia, e nunca age por saltos, muito menos acontece sem suficiente razão (Leibniz).
Neste sentido Tylor afirma que a realidade vai muito além do físico e que a noção popular do livre-arbítrio humano envolve não somente a liberdade de agir de acordo com motivações, mas também o poder de quebrar a continuidade e de agir sem causa. Reitera ainda que ninguém negará que, como cadahomem é conhecido pelas evidências de sua própria consciência, causas naturais e definidas determinam suas ações.
Após discutir as questões acima, Tylor reafirma a igualdade da natureza humana, "que pode ser estudada com grande precisão na comparação das raças do mesmo grau de civilização". Mais do que preocupado com a diversidade cultural, Tylor a seu modo preocupa-se com a igualdade existentena humanidade.
A diversidade é explicada por ele como o resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução. Assim, uma das tarefas da antropologia seria a de "estabelecer, grosso modo, uma escala de civilização", simplesmente colocando as nações europeias em um dos extremos da série e em outro as tribos selvagens, dispondo o resto da humanidade entre dois limites.
Merciermostra que Tylor pensava as "instituições humanas tão distintamente estratificadas quanto a terra sobre a qual o homem vive. Elas se sucedem em séries substancialmente uniformes por todo o globo, independentemente de raça e linguagem diferenças essas que são comparativamente superficiais, mas moduladas por uma natureza humana semelhante, atuando através das condições sucessivamente mutáveis davida selvagem, bárbara e civilizada".
Para entender Tylor, é necessário compreender a época em que viveu e consequentemente o seu background intelectual.
A década de 60 do século XIX foi rica em trabalhos desta orientação. Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais daatualidade.
Por detrás de cada um destes estudos predominava, então, a ideia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas "sociedades mais avançadas". Desta maneira era fácil estabelecer uma escala evolutiva que não deixava de ser um processo discriminatório, através do qual asdiferentes sociedades humanas eram classificadas hierarquicamente, com nítida vantagem para as culturas europeias.
Etnocentrismo e ciência marchavam então de mãos juntas.
Stocking (1968) critica Tylor por "deixar de lado toda a questão do relativismo cultural e tornar impossível o moderno conceito da cultura". A posição de Tylor não poderia ser outra, porque a idéia de relativismo cultural estáimplicitamente associada à de evolução multilinear. A unidade da espécie humana, por mais paradoxal que possa parecer tal afirmação, não pode ser explicada senão em termos de sua diversidade cultural.
Mercier considera Tylor um dos pais do difusionismo cultural. Lowie, em (1937), faz, no entanto, uma oportuna ressalva: “O que distingue Tylor do difusionismo extremo é simplesmente sua capacidade...
tracking img