Antiperipleia e o conceito de Beleza sob diversas óticas filosóficas

1978 palavras 8 páginas
Perspectivas do Belo em Antiperipleia:

Tutaméia foi publicado em 1967, meses antes da morte do autor. Constituída de 40 contos de 3 a 5 páginas cada, foi divulgada pela primeira vez na revista médica Pulso. A palavra “Antiperipléia” remete a uma viagem às avessas, ou seja, a narrativa se inicia pelo seu final e passa a ser recontada pelo narrador-personagem Prudencinhano. Portanto, o leitor é guiado por sua ótica.

ANTIPERIPLÉIA: Sendo o périplo – do grego (períplous), ‘navegação à volta de um continente’ – entendido em literatura como a grande viagem de aventuras empreendida pelo herói da narrativa épica, pode‐se, de antemão, deduzir que “Antiperipléia” vá tratar, assim, de um antipériplo. “anti”, há o sufixo “éia”, que evoca a sonoridade das palavras epopeia e odisseia, o que, de alguma forma, nos permite compreendê‐la como um termo que denota ‘uma narrativa’. Neste caso a narrativa de um antipériplo. (GIOVANNETTI, 2004).

O conto tem na trama quatro principais personagens: O guiador de cego, Prudencinhano, um bêbado desenganado que tem um defeito físico e sente inveja de seu patrão seô Tomé, que mesmo com suas limitações tem um amor. Seô Tomé é um cego que vive um romance com uma mulher casada e é enganado pelo seu guiador quanto à beleza da moça. A personagem Sá Justa não tem o amor e a atenção do marido e os busca com o cego, mas para isso, manipula o guiador, inclusive com agrados materiais. O quarto personagem é o marido que aparece em segundo plano na história e coaduna com Prudencinhano se aproveitando da situação para beber e barganhar algo com isso.
O desenrolar da narrativa se apresenta em algumas partes como uma série policial, em que a partir de um acidente ou crime, nesse caso a morte de seô Tomé, todos a sua volta se tornam suspeitos e passam a ser investigados sob o olhar tendencioso do guiador a fim de se abster de qualquer culpa, direcionando para os demais personagens.
No primeiro parágrafo do conto podemos nos questionar a quem o

Relacionados