Antiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ
FACULDADE DE HISTÓRIA

FACHITO




A IMPORTANCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO BRASIL















Cametá – PA
2013
Serviço Público Federal
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Faculdade de História

ANDRÉIA GUEDES GOMES DA SILVADAVID RODRIGUES FARIAS
GIDEÃO PANTOJA SOARES
LÚCIA DAS GRAÇAS ALHO DA SILVA
PATRICIA KELLY FRANCO DO ESPIRITO SANTO

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO BRASIL

Trabalho de apresentado ao Curso de História do Campus Universitário do Tocantins/Cametá – UFPA -, como requisito parcial para obtenção de nota, tendo como orientando prof. Augusto Leal.


Cametá – Pará
2013Introdução
Para a compreensão do tema que iremos dissertar ao decorrer do texto, fez-se necessário uma exposição inicial dos textos de M’bokolo e Leila Ernanes que apresentam fatos da história da África antes da chegada dos europeus, ressaltando os equívocos e preconceitos na construção da história desse continente. Uma visão etnocêntrica deturpou a descrição da história africana.
Apartir dosconhecimentos adquiridos por meio da exposição desses textos iremos quebrar uma série de preconceitos e equívocos históricos, enfatizando a diversidade e complexidade da historiografia africana. Ressaltando o valor especialmente para os brasileiros do estudo da história da África, tendo em vista que os africanos que vieram para o Brasil como escravos trouxeram na bagagem uma diversidade culturalpreciosa.
Esses africanos que aqui chegaram tornaram-se agentes ativos na construção do povo brasileiro, falando de uma forma geral, tanto no âmbito cultural como no biológico, “temos a África no sangue”, somos frutos de uma incrível miscigenação, negros, europeus e índios. Desconsiderar a história da áfrica implica “apagar” parte da história e cultura do “povo” brasileiro.

A importância doensino da África no Brasil
Para ser compreendida a importância do ensino da África no Brasil é necessário que seja feito um retrocesso, uma viagem no tempo, é preciso ir além do olhar imperial que contribuiu para que se criasse uma idéia equivocada sobre este continente.
Equívocos que se originaram apartir da teoria do racionalismo descrito no texto “O olhar imperial e a invenção da África” deHernandez, que se consolidou entre os séculos XVII e XIX, criando-se uma hierarquização das “raças”, vale ressaltar, que vários historiadores e escritores vão colaborar sendo porta-voz dessa teoria. Entre eles, Hegel, por sua vez foi altamente racista em suas citações, desqualificando por completo os povos africanos quando diz que: “Não tem interesse histórico próprio, senão o de que os homens vivemali na barbárie e na selvageria, sem fornecer nenhum elemento à civilização”.
Em 1778, o homo sapiens é dividido em cinco subespécies ou “raças” por Charles Linné no livro systema naturae, onde o africano é classificado como a escória da humanidade: “Africano. Negro, fleumático, relaxado. Cabelos negros, crespos; pele acetinada; nariz achatado; lábios túmidos; engenhoso, indolente, negligente.Unta-se com gordura. Governado pelo capricho”. Essas teorias racionalistas serviram de justificativa para o trafico de escravos, assim também, como para genocídios entre outras atrocidades cometidas contra os africanos pelos europeus.
Apartir dessa visão deturpada e preconceituosa em relação aos africanos construiu-se uma série de concepções perpassadas por um olhar europeu, dentre esses mitos eequívocos vale ressaltar a idéia de que a África era vista como um continente estático, isolado do resto do mundo tanto pelo deserto do Saara quanto pelo mediterrâneo. Apartir de estudos mais aprofundados sabe-se hoje que a áfrica era um continente em movimento, onde havia a comunicação da áfrica subsaariana com a áfrica “suprasaariana” por meio do Saara.
Leila Leite enfatiza a questão do...
tracking img