Antiguidade ocidental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antiguidade Ocidental

A Antiguidade Ocidental se refere a civilização greco-romana.
Inicialmente, vamos estudar a Grécia. seu território é muito montanhoso, seu litoral é bastante recortado e commuitas ilhas. A grécia tem uma parte continental, a parte peninsular e a parte insular. Este fator territorial é que foi o responsável pela grécia não ter sido um país unificado, mas, dividido emvárias cidades-estados independentes .
Sua História se divide em 4 períodos, que seguem:
PERÍODO MICÊNICO ( séculos XV a VIII a.C.): É marcado pela chegada e estabelecimento no mundo grego de quatropovos, em sucessivas invasões: aqueus, jônios, eólios e dórios. Também é conhecido como PERÍODO HOMÉRICO, pois grande parte do que sabe deste período foi escrito por Homéro, nos poemas A ILÍADA, queconta a Guerra de Tróia; e A ODISSÉIA, que narra o regresso de Odisseu para sua casa.
A sociedade grega, desta época, tinha por base a "grande família" ou "clã",e havia pouca diferenciação entre asclasses. no final do período, o crescimento demográfico e a falta de terras férteis provocaram uma crise cuja conseqüência foi a desagregação das comunidades baseadas no parentesco. As terras coletivasforam divididas desigualmente, dando origem a propriedade privada e a uma maior diferenciação entre as classes sociais.
PERÍODO ARCAICO (séculos VIII a VI a.C.): É a época da expansão e colonizaçãogrega de outras terras, além do desenvolvimento de suas cidades-estados como Tebas, Atenas, Esparta, Corinto e outras.
PERÍODO CLÁSSICO (séculos V e IV a.C.): É o auge da civilização grega. Período deprosperidade econômica e cultural. Esparta e Atenas se tornam as duas cidades mais importantes da Grécia. Esparta fundada pelos dórios, era um estado militar, onde o poder estava nas mãos daaristocracia formada pelos grandes donos de terras. Sua preocupação maior era a doutrinação da juventude, através duros métodos educacionais. Atenas, ao contrário, fundada pelos jônios, era uma democracia,...
tracking img