Antigona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antígona
Antígona é uma peça que mostra a tragédia grega escrita pelo dramaturgo Sófocles.
Nesse tempo o Rei Édipo tinha dois filhos de nomes Polinice e Eteócles. Édipo assassinou o próprio paipara se casar com sua mãe Jocasta, desta união nasceram duas filhas de nomes Antígona e Ismene. Depois da morte de Édipo e Jocasta, Polinice que era contra e Eteócles que era a favor da cidade de Tebas,lutaram até a morte para ficar com o trono de seu pai.
Com a morte dos irmãos o trono fica para o irmão de Jocasta cujo nome era Creonte que passa ser o rei de Tebas. Creonte governando a cidade,deu ordem para sepultar somente Eteócles que era a favor da cidade de Tebas, e Polinice não seria velado nem sepultado por ser traidor.
A irmã dos falecidos que era noiva do filho de Creonte, nãoaceita que o irmão Polinice não seja sepultado e pede ajuda a sua irmã Ismene para sepultar o corpo de seu irmão, Ismene não concorda em ajudar Antígona e tenta faze-la mudar de ideia, mas Antígonaestava certa no que iria fazer e descumpre a regra do Rei.
Os guardas do Rei encontram o corpo sepultado por uma camada fina de terra, e fizeram uma armadilha para encontrar quem teria transgredido aordem dada pelo Rei, esperando que a pessoa voltasse até o local onde o corpo estava, Antígona volta até o local e encontra o corpo de seu irmão e cai aos prantos pois não estava com o corpo cobertopela terra, ela é surpreendida por eles e levada até o Rei. Creonte manda buscar Ismene que é acusada como cumplice, Ismene continuaria viva e Antígona por desobedecer a regra do Rei foi levada para umcaverna e ali ficaria até morrer.
Hêmon filho de Creonte e noivo de Antígona, defende sua noiva e briga com o seu pai não achando certo o que estava fazendo, Creonte não se intimidou com seu filho edeixou que levassem Antígona. O cego adivinho de Tirésias veio ao encontro do Rei para falar o que os deuses queriam, com a ajuda de Corifeu fizeram o Rei mudar de ideia e libertar Antígona....
tracking img