antigona

Páginas: 2 (361 palavras) Publicado: 21 de março de 2014
A história de Antígona relata o posicionamento de duas pessoas diferentes a respeito do mesmo assunto o sepultamento de Polinice. Na visão do rei Creonte Polinice não deve receber um sepultamentopela conduta que ele teve já na visão de Antígona ele deveria receber o sepultamento porque é um ato justo de natureza.
Diante dessa situação Creonte determina quem desobedecer a sua ordem serácondenado a morte. Antígona dá sepultura ao seu irmão e justifica que não vai obedecer a uma lei humana que contaria a lei divina.
Esse conflito de ideias gera uma grande tensão entre as partes,Creonte defende as leis de estado (direito positivo) e Antígona defende as leis divinas (direito natural). Entretanto Creonte e Antígona não entram em nenhum acordo a respeito de suas ideias. O reicondena Antígona à morte o que gera uma tragédia em sua família, pois seu filho Hemon é noivo de Antígona e ele se suicida ao lado da amada. Sabendo da noticia a rainha se suicida também. Umatragédia que poderia ter sido poupada com uma conciliação entre as partes.
Em uma situação dessa é muito difícil se posicionar entre uma das partes porque ambos tem razão, são duas leis e duas ordens delealdade. Essa história leva a reflexão daquilo que é moral, justo e legal pois nem sempre tudo que é legal é justo ou moral. Todas as nossas escolhas devemos sempre pensar bem e analisar os fatos,como uma passagem do livro fala: “Um erro traz sempre um erro”.



Apreciação da Obra
 
A obra é bastante forte, pois trabalha muito bem com os ditamesmorais. São traçados paralelos entreo autoritarismo inicial de Creonte com a determinação e dignidade moral de Antígona. Ressalta aimportância do direito natural sobre o direito positivo. Outro dado importante que se extrai dessa obraéa luta de uma única mulher contra toda uma cidade. Ela nos mostra sua força, sua talante emexecutar aquilo que é digno e moral, deixando-nos como lição que nem sempre o legal é moral.
 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antigona
  • Antígona
  • Antígona
  • antigona
  • Antígona
  • antigona
  • Antígona
  • antigona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!