A presente resenha visa analisar dois fragmentos de textos extraídos do livro O Antigo Regime nos trópicos: A dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVII), dos organizadores João Fragoso, MariaFernanda Bicalho e Maria de Fátima Gouvêa.
O primeiro fragmento trata-se do capítulo um intitulado: A formação da economia colonial no Rio de Janeiro e de sua primeira elite senhorial (séculos XVI eXVII) escrito pelo historiador João Fragoso. Apesar de ter sofrido forte influencia marxista, este autor busca fundamentar suas pesquisas através de uma análise micro-histórica dos fatos, questionandoos modelos clássicos de interpretação da história colonial do Rio de Janeiro, que propunham uma relação de subordinação entre a metrópole e a colônia.
Destacou a capacidade dos colonos em negociarcom a metrópole, expondo os atores envolvidos com a colonização, a presença da nobreza da terra e os comerciantes transatlânticos. Através da redução da escala de observação pode demonstrar astransformações ocorridas na capitania do Rio de Janeiro ao longo dos séculos XVI e XVII.
“Ao buscarmos entender a colonização portuguesa nas suas vastas áreas coloniais,
percebemos que a realidade doAntigo Regime português não poderia passar desapercebida. Para entender o porquê desta colonização, a capacidade de negociação que as colônias tinham, as vicissitudes locais e a própria “vida nacolônia”, recorremos à abordagem micro-analítica, com a percepção das interações sociais, das incertezas e escolhas dos agentes envolvidos. A micro-história ao propor um método, uma abordagem que fugiria dasexplicações estruturais e mecânicas da sociedade, cairia como uma luva para os historiadores: as hierarquias sociais, o exercício do mando, os escravos, os libertos, os comerciantes, tudo quecompunha a colônia só poderia ser visualizado a partir de uma observação a nível micro. A dinâmica imperial nunca mais seria a mesma .”
O segundo fragmento objeto da presente resenha trata-se do... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). Antigo regime nos trópicos - resenha crítica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Antigo-Regime-Nos-Tr%C3%B3picos-Resenha/612949.html

MLA

"Antigo regime nos trópicos - resenha crítica" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Antigo-Regime-Nos-Tr%C3%B3picos-Resenha/612949.html>.

MLA 7

"Antigo regime nos trópicos - resenha crítica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Antigo-Regime-Nos-Tr%C3%B3picos-Resenha/612949.html>.

CHICAGO

"Antigo regime nos trópicos - resenha crítica." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Antigo-Regime-Nos-Tr%C3%B3picos-Resenha/612949.html.