Antiga e nova pirâmide alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1066 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Antiga e a Nova Pirâmide Alimentar

Introdução:
Neste trabalho vou apresentar a antiga pirâmide alimentar e a nova pirâmide alimentar, o que uma contém e a outra não, quais as suas diferenças, e o porquê dessa mudança. As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis, paraser usado como um roteiro para uma alimentação saudável. Os primeiros guias alimentares surgiram na década de 1970. Desde então, periodicamente surgem novos esquemas, adaptados aos hábitos e às necessidades de cada sociedade e aos avanços das pesquisas científicas. A pirâmide alimentar visa demonstrar de forma objetiva como suprir as necessidades diárias de calorias e nutrientes de cada população.Na antiga pirâmide estava os carboidratos como a base para a alimentação, o que alguns cientistas sugerem, pode ter sido a causa do crescimento da obesidade nos EUA. Já na Nova Pirâmide, os carboidratos estão no topo, mostrando assim que houve uma mudança. Também na nova pirâmide, foram adicionados exercícios físicos na base da pirâmide, propondo assim que não basta ter uma alimentação saudável semexercícios físicos incluídos.

A Antiga Pirâmide
Em 1992, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apresentou oficialmente o Guia da Pirâmide Alimentar, com a intenção de ajudar o público a fazer opções dietéticas que manteriam a saúde e diminuiriam o risco de doenças crônicas. As recomendações logo ficaram famosas: as pessoas deveriam diminuir o consumo de gorduras e óleos, mascomer de 6 a 11 porções diárias de alimentos ricos em carboidratos complexos - pão, cereais em flocos, arroz, massas, etc. A pirâmide alimentar também recomendava quantidades generosas de verduras, legumes (inclusive a batata, outra fonte abundante de carboidratos complexos), frutas e laticínios, e pelo menos duas porções diárias do grupo das carnes e feijões, que incluía a carne vermelha ao ladodas aves, peixes, nozes/castanhas, legumes e ovos. Mais sobre a antiga pirâmide alimentar:
• A pirâmide alimentar visa demonstrar de forma objetiva como suprir as necessidades diárias de calorias e nutrientes de cada população, baseando-se em seus alimentos tradicionais. A antiga pirâmide, a seguir apresentada, havia sido adaptada à população brasileira, sugerindo o consumo de 50 a 60% decarboidratos, 20 a 30 % de gorduras e 10 a 15% de proteínas, quanto às calorias totais que deveriam ser ingeridas em um dia.
• A pirâmide antiga apresentava quatro níveis e estava dividida em oito grupos, sendo que na base, assim como no novo modelo, encontravam-se os alimentos que deveriam ser ingeridos em maior quantidade e, no topo, os alimentos que deveriam ser ingeridos em quantidades menores.
•Na base da pirâmide encontravam-se os carboidratos complexos (pães, massas, arroz, biscoitos), que são os alimentos responsáveis por fornecer energia; na segunda parte (debaixo para cima), encontravam-se as frutas e hortaliças, responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças; na terceira parte vinham as proteínas, constituídas por três grupos importantes: laticínios,leguminosas e carnes; os laticínios são fontes de cálcio, as leguminosas (feijões, lentilhas, ervilhas) fornecem ferro, fibras e proteínas de origem vegetal, e as carnes são ricas em ferro e excelentes fontes de vitamina B12 e B6. No topo vinham as gorduras e os doces.

A Nova Pirâmide Alimentar
A nova pirâmide alimentar, proposta pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública daUniversidade de Harvard, tem como base os exercícios físicos e o controle de peso. De acordo com os pesquisadores deste departamento, o antigo modelo teria sido responsável pelo aumento do número de obesos nos Estados Unidos, porém surgiram controvérsias com relação ao assunto, uma vez que os norte-americanos não seguiam à risca as indicações da pirâmide, exagerando no consumo de fast foods. O novo modelo...
tracking img