Antiga estrada de ferro mogiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A DEMOLIÇÃO DO CONJUNTO DA ESTAÇÃO DA ANTIGA COMPANIA MOGIANA DE ESTRADAS DE FERRO EM ARAGUARI-MG

Decadência ferroviária e aspirações urbanizadoras

Alexandre Jairo Campos de Souza
Bacharel em Geografia – IG – UFU.
Integrante do Centro de Estudos Urbanos Culturais e da Paisagem. CNPQ
E-mail: bertanimg@hotmail.com

Beatriz Ribeiro Soares
Profa.Dra. do Instituto de Geografia UFUIntegrantes da Recime
E-mail: brsoares@ufu.br

Resumo
A evolução e a decadência do setor ferroviário brasileiro deixaram marcas profundas na paisagem urbana da cidade de Araguari-MG, que na década de 1970 optou pela demolição do “abandonado” conjunto arquitetônico da antiga estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro – CMEF, buscando novas opções urbanizadoras para a área, outroraprecursora do progresso da cidade. Perdeu-se assim, um vasto acervo fundamental para a compreensão da cultura dessa cidade, do Triângulo Mineiro e do próprio Brasil.
Palavra chave: Ferrovia, Cia. Mogiana, urbanização, cultura.
Introdução
A paisagem urbana de uma cidade é carregada de traços que pertenceram a vários períodos pelos quais desenvolveu sua história. O desenho urbano, as ruas, as praças,as casas, os postes, tudo faz parte de um movimento de materialização das mudanças sócio políticas do grupo que ocupa aquele local. A cada decisão tomada, a cada mudança na economia, a cada tendência social, a paisagem vai ganhando novos elementos que, ou substituem alguns antigos, ou vem pra somar com os já existentes.
Observar a paisagem de uma cidade é estarem diante de remanescentes de váriostempos, de várias histórias, vários momentos vividos naquele local. De acordo com Sposito (1994, p.23) a “paisagem urbana e a cidade nos abrem a perspectiva de entendermos o urbano, a sociedade e a dimensão social e histórica do espaço urbano.”.
Estes elementos embebidos em história apresentam-se como formas de compreensão do desenvolvimento cultural de uma cidade e sua população, passando aintegrar o patrimônio cultural do lugar. Assim para Vieira Filho (2002, p.1).
...patrimônio cultural incluirão apenas os monumentos e as manifestações artísticas materiais consagrados que representam a cultura das classes mais abastadas, tal como tendia a se conceber no Ocidente, sobretudo até a primeira metade do século XX, mas todo o fazer humano, todos os bens tangíveis e intangíveis produzidospelo homem, incluindo a história, a língua, a religião e suas manifestações, o sistema de educação, o vestuário, a gastronomia, a arquitetura e as artes, as classes de trabalho, as tecnologias utilizadas, as atividades de lazer, enfim, toda forma de patrimônio artístico, científico, tecnológico e social.
Os arranjos gerados pela combinação dos fatos, elementos e tempos tornam-se ímpares, exclusivosa cada lugar, propiciando semelhanças entre os membros de um mesmo grupo e ao mesmo tempo, diferenciando-os de outros.
“O patrimônio, entendido como legado que se recebe do passado, que se vive no presente e se transmite às futuras gerações, está ligado a memória e constitui ponto de referência do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva”. (FILHO, 2001, p.1). Toda pessoa possuiuma identidade cultural que está ligada ao seu lugar. Miranda (2000. p. 78) entende como “ identidade cultural a soma de significados que estruturem a vida de um indivíduo ou de um povo sendo que dentro destes significados, temos o patrimônio cultural disperso na paisagem urbana como principal elemento”.
A paisagem urbana da cidade de Araguari carrega traços marcantes de seu desenvolvimentoferroviário do início do Séc. XX. Sua posição geográfica no Triângulo Mineiro, localizada na divisa com o estado de Goiás, possibilitou que a chegada dos trilhos a elevasse de pequena cidade do oeste mineiro a representante de uma pujante economia regional na década de 1930, estendendo sua influência pelo sul do estado de Goiás.
Primeiro chegou a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro 2, vinda de São...
tracking img