ANTICORPOS

4220 palavras 17 páginas
Métodos Imunológicos
Guido Lenz
Biofísica, 2004
1. Introdução
Ter como função proteger um organismo de qualquer componente externo num mundo de miriades de componentes internos e de uma imensidão de prováveis invasores fez do sistema imunológico, ao longo da evolução, um dos sistemas biológicos mais complexas.
Pela sua importância vital e talvez pela sua transparente complexidade, o sistema imunológico sempre produziu um grande fascínio sobre os cientistas, fascínio este comparável ao dedicado ao sistema nervoso, talvez por suas semelhanças no que se refere à memória, comunicação e inteligência (para usar os termos cunhados para este, mas certamente úteis naquele).
O conhecimento adquirido sobre o sistema imunológico, principalmente sobre a produção de anticorpos, conduziu a uma revolução nas técnicas usadas nas ciências biológicas.
Atualmente uma grande parte dos métodos bioquímicos e histológicos lança mão desta poderosa ferramenta chamada anticorpo para alcançar os seus objetivos. Acredito que os métodos imunológicos, ao lado da biologia molecular, estão entre os maiores avanços em termos metodológicos conseguidos nos últimos 10 ou 20 anos.
Duas afirmações podem ser citadas para argumentar porque os métodos imunológicos são um conhecimento imprescindível na formação de estudantes das áreas biológicas: 1. o envolvimento direto com estes métodos, para estudantes que irão usá-los em trabalhos experimentais e 2. melhor compreensão de assuntos que usam estes métodos, que são largamente encontrados em todas os ramos das ciências biológicas.
Estes argumentos, aliás, valem para o estudo dos métodos como um todo, pois, para que se possa analisar de forma crítica um texto científico, é necessário ter conhecimento dos métodos usados para produzir os resultados, sem o qual a análise se torna no mínimo superficial. 2. Anticorpos
Anticorpos são proteínas que reconhecem um antígeno de forma específica e com alta afinidade. Discutiremos a seguir como estas proteínas são

Relacionados

  • Engenharia De Software Wilson De P Dua Paula Filho
    125428 palavras | 502 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas