Anticorpos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTICORPOS (Ac) ou IMUNOGLOBULINAS (Ig)
1. 1. Conceito Os anticorpos são grandes estruturas protéicas, conhecidas como imunoglobulinas, que reagem contra os antígenos. Os anticorpos são grandesestruturas protéicas, conhecidas como imunoglobulinas, que reagem contra os antígenos. Os anticorpos são grandes estruturas protéicas, conhecidas como imunoglobulinas, que reagem contra os antígenos. Osanticorpos são grandes estruturas protéicas, conhecidas como imunoglobulinas, que reagem contra os antígenos.
2. 2. Função dos Anticorpos - neutralizar e eliminar o antígeno que estimulou a suaprodução.
3. Esse processo de eliminação é feito de diversas formas: através da fixação do complemento, opsonização, reação anafilática (degranulação de mastócitos), aglutinação, etc.
4. A resposta imuneprimária se desenvolve quando o indivíduo entra em contato com o antígeno pela primeira vez, havendo a produção de anticorpos e desenvolvendo células B de memória.
5. Quando o indivíduo entra emcontato pela segunda vez , a produção de anticorpos será muito mais rápida e eficiente, pois as células B de memória vão reconhecer o antígeno e produzir anticorpos ( resposta imune secundária, como nasvacinas).
6. Estima-se que existam aproximadamente 10 milhões de anticorpos diferentes num indivíduo.
7.  
8.
o As imunoglobulinas são constituídas por quatro cadeias proteicas:
o - duas pesadas – H(heavy)
o duas leves – L (light);
o Estas quatro cadeias polipeptídicas, ligadas por pontes dissulfídricas (-S-S-) formam uma molécula simétrica com aspecto de Y.
9. - Possuem uma região variável(Fab), que é específica para cada anticorpo, e uma região constante que é a mesma em muitas moléculas de anticorpos.
10. - A região variável, determina as propriedades do sítio de combinação doanticorpo, enquanto que a parte constante da cadeia pesada (Fc) determina outras propriedades relacionadas com a eliminação do antígeno.  
11. 3. Classes de Imunoglobulinas IgM - constitui de 5 a 10%...
tracking img