Anticorpos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anticorpos

São glicoproteínas sintetizadas por plasmócitos, que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo. Os anticorpos possuem uma estrutura em Y. Cada ramo da parte em V transporta um sítio ativo podendo assim, cada molécula de anticorpo ligar-se a duas moléculas de antígeno idêntico. A cauda do Y permite a fixação a certas células. Classes de imunoglobulinas

IgM - Primeira classe a ser produzida após a exposição a um antígeno. É encontrada no meio intravascular e na superfície dos linfócitos B realizando a função de receptor de antígenos.

IgA - É predominante em secreções (saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrintestinal, trato respiratório e geniturinário) e protege o organismo da invasão viral oubacteriana através das mucosas.

IgG - Segunda classe de anticorpos a ser produzida depois do contato com o antígeno. Está igualmente distribuída nos

compartimentos extracelulares e é a única que atravessa a placenta. É o anticorpo principal nas resposta imunes secundárias e a única classe antitoxinas.

IgE - É encontrada na membrana de superfície de basófilos e mastócitos em todos os indivíduos.Tem um papel importante na imunidade ativa contra parasitas helmintos, atraindo os eosinófilos. Indivíduos com doenças alérgicas tem altos níveis de IgE.

IgD - É encontrada na superfície de muitos linfócitos onde provavelmente serve como receptor de antígeno.

Sistema Imune É composto por órgãos linfóides, células e moléculas com finalidade de fazer a defesa do organismo contra agentesestranhos.

Fig.2 - Distribuição dos tecidos e órgãos linfóides

Mecanismos de defesa Existem dois tipos diferentes de mecanismos de defesa: • • Mecanismos de defesa não específica Mecanismos de defesa específica

Mecanismos de defesa não específica (inato ou natural) Desempenham uma ação geral contra corpos estranhos, independentemente da sua natureza. São eles: • • • • • • Barreiras anatômicas(pele, mucosas e pêlos das narinas); Secreções (sebáceas, sudoríparas, salivares e lacrimais); Reação inflamatória; Fagocitose; Interferon; Sistema complemento.

Mecanismos de defesa específica Proteção que existe no organismo quando este sofreu previamente exposição a agentes patogênicos. Pode ser mediada por anticorpos (imunidade humoral) ou células (imunidade celular). Subdivide-se em: • •Reconhecimento do agente invasor como corpo estranho; Reação do sistema imune que prepara agentes específicos que neutralizam e destroem os corpos estranhos.

Mecanismos de defesa inespecífica

Reação inflamatória Seqüência de acontecimentos locais que vi sam neutralizar ou destruir os agentes patogênicos. No tecido lesionado, células como os mastócitos e os basófilos produzem histaminas eoutras substâncias que atraem outros leucócitos para a área (quimiotaxia) e provocam a dilatação dos vasos sanguíneos aumentando o fluxo sanguíneo favorecendo a diapedese. Os macrófagos e neutrófilos fagocitam os corpos estranhos.

Interferon São proteínas produzidas por certas células atacadas por parasitas intracelulares. Ligam-se à membrana de outras células, induzindo-as a produzir proteínasantivirais.

Sistema complemento Constituído por cerca de 25 proteínas que facilitam a fagocitose de corpos estranhos ou perfuram as paredes celulares das bactérias. Também atua na defesa específica para complementar a atividade dos anticorpos na destruição das bactérias.

Fig.3 - Diapedese

Fig.4 Fagocitose

Fig.7 - Atuação do sistema complemento

Mecanismos de defesa específicaImunidade Humoral Quando um antígeno entra num organismo e chega a um órgão linfóide, vai estimular os linfócitos B que possuem na membrana receptores específicos para esse antígeno. Como resposta, os linfócitos B dividem-se e originam plasmócitos e células- memória. Os plasmócitos produzem anticorpos específicos para cada antígeno. As células-memória ficam prontas a responder

rapidamente, caso...
tracking img