Anticorpios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO MÉDIO - TECNICO

Tauany SANTOS oliveira
n°37 / 1° B

ANTICORPÍOS
Agentes de defesa da vida

Guarulhos, 05 de março de 2012.

TAUANY SANTOS OLIVEIRA

ANTICORPÍOS
Agentes de defesa da vida

Trabalho apresentado ao Curso (Ensino médio) do Colégio “Serrano Guardia” para a disciplina [Ciências Biologia].

Profº. Paula.

GUARULHOS, 05 DE MARÇO DE 2012.

Sumário1.Título - Os Glóbulos brancos 02
2.Título - Anticorpos, vacinas e soro 03
3.Título – As Plaquetas 03
3.1 Título 2 – O Sistema Linfático04

Introdução
O anticorpo é uma proteína específica que reage apenas com o corpo estranho contra o qual foi produzido. No caso de uma picada de inseto, o corpo produzirá anticorpos contra os antígenos deste, ou seja, se você for picado por um borrachudo, os anticorpos produzidos combaterão somente os efeitos causados peloborrachudo, não servindo para picadas de nenhum outro inseto.

Os anticorpos agem aderindo à superfície do corpo estranho, isto impede a multiplicação dos microrganismos e inibe a ação das toxinas.

A reação do anticorpo contra o corpo estranho chama-se reação antígeno-anticorpo, esta, atrai macrófagos que fagocitam tanto o anticorpo quanto o corpo estranho. Após este procedimento, o macrófago seautodestrói (este processo é conhecido como autólise).

A ação dos anticorpos começa bem cedo, ainda na fase intra-uterina eles já começam a trabalhar copiando e armazenando todas as sequências de aminoácidos existentes no corpo do feto.

OS GLÓBULOS BRANCOS
Os glóbulos brancos ou leucócitos são as células de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos, por exemplo, as bactérias, osvírus e as substâncias tóxicas que atacam o nosso organismo e causam infecções ou outras doenças. Leucócito é uma palavra composta, de origem grega, que significa “célula branca”: leuco significa “branco” e cito, “célula”.
Os leucócitos constituem o principal agente do sistema de defesa do nosso organismo, denominado também de sistema imunológico. No sangue, há de vários tipos, de diferentesformatos, tamanhos e formas de núcleo. Eles são: neutrófilos, monócitos, basófilos, eusinófilos, linfócitos.

Os leucócitos são maiores que as hemácias, no entanto a quantidade deles no sangue é bem menor. Quando o organismo é atacado por vírus ou bactérias, o número de leucócitos aumenta significativamente. Atuam na defesa do organismo de dois modos:
* Fagocitose – nesse processo, as célulassanguíneas de defesa englobam, digerem e destroem os microrganismos invasores. Fagocitose é uma palavra composta de origem grega, formada por fago, que significa “comer, digerir”, e cito “célula”.
* Produção de anticorpos – os anticorpos, proteínas especiais, neutralizam a ação das substâncias tóxicas produzidas pelos seres invasores ou presentes em alimentos e substâncias diversas.
O pusque geralmente se acumula no local de um machucado é formado pelo conjunto de leucócitos, de microrganismos mortos, e também o líquido que sai dos capilares nos pontos infectados, provocando inchaço.

Microscopia eletrônica mostrando as hemácias (em vermelho) e um glóbulo branco (em branco).
O tempo de vida dos leucócitos ou glóbulos brancos varia. Em período de intensa atuação em defesa doorganismo, duram horas e até dias.
Anticorpos, vacinas e soros
As vacinas são produtos constituídos por microrganismos mortos ou atenuados (enfraquecidos) ou, ainda, por toxinas produzidas por esses microrganismos inativadas em laboratório. Assim, as vacinas contêm antígenos incapazes de provocar a doença, mas capazes de induzir o nosso organismo a produzir anticorpos, Dessa forma, se o...
tracking img