Antibiotico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Os antibióticos foram descobertos através de uma experiência providencial por Alexander Fleming em 1928. Seu trabalho acabou por conduzir à produção em larga escala da penicilina a partir do molde Penicillium notatum em 1940. Já no final dos anos 1940 cepas resistentes de bactérias começaram a aparecer. Atualmente, estima-se que mais de 70% das bactérias que causaminfecções hospitalares são resistentes e pelo menos um dos antibióticos utilizados para tratá-las.
Os antibióticos são atualmente considerados substâncias químicas originadas de organismos vivos que são capazes de inibir, geralmente em concentrações diminutas, processos vitais de outros organismos. Alguns autores consideram antibiótico na acepção da palavra, ou seja, contrário à vida, e englobamtodo agente antimicrobiano, sem levar em conta a origem. (ELIZABETH e MARIA AMÉLIA, 2004)
Tais fármacos são sintetizados por alguns microrganismos para se defender de outros, sendo caracteristicamente muito tóxicos para a célula bacteriana e em geral, pouco tóxica para o homem.
Os antibióticos constituem-se na classe mais receitada de fármacos, visando não só ao combate como também à profilaxia deinfecções.
O uso generalizado, abusivo e, irracional dos antimicrobianos, além de representar grave risco aos indivíduos, vem contribuindo para o aparecimento de cepas resistentes e multirresistentes, que podem adquirir fatores de resistência através dos mecanismos de mutação, transferências genéticas e mecanismos bioquímicos da resistência. ((ELIZABETH e MARIA AMÉLIA, 2004)
Assim tendo ointuído da conscientização do uso racional de antibióticos que podem minimizar o problema da resistência microbiana.

2. Desenvolvimento

3.1 Principal fonte:
A principal fonte de antibióticos são bactérias da ordem Actinomícetales; os fungos, especialmente os imperfeitos, e as bactérias da ordem Eubacteriales também constituem fontes importantes. Afora os microorganismos, dos quais foramisolados os primeiros antibióticos, plantas e animais superiores vêm contribuindo significativamente na introdução de novos agentes.( (ELIZABETH e MARIA AMÉLIA, 2004)

3.2 DEFINIÇAO E CARACTERÍSTICAS:
No sentido mais estrito os antibióticos são substancias antibacterianas produzidas por diversas espécies de microrganismos (bactérias, fungos, actinomicetos) que suprimem o crescimento deoutros microrganismos. Com freqüência ou uso comum estende o termo antibiótico para incluir agentes antimicrobianos sintéticos, com sulfonamidas e quinolonas. Os antibióticos diferencem acentuadamente nas suas propriedades físicas, químicas e farmacológicas, no espectro antibacteriano e no mecanismo de ação. O conhecimento dos mecanismos moleculares da replicação bacteriana facilitou enormemente odesenvolvimento racional de compostos capazes de interferir na replicação desses microrganismos. (HENRY,2006).
3.3 NOMECLATURA
Critérios os mais diversos foram empregados no passado para dar nome aos antibióticos à medida que iam sendo descobertos. Muitos deles foram denominados de acordo com a fonte, ou microorganismo produtor, como a penicilina (Penicilium notatum), a estreptomicina(Streptomyces griseus), a cafalosporina (Cephalosporium acremonium), entre outros. Contudo, como objetivo de padronizar e mesmo simplificar a nomenclatura, impedindo, ademais, a adoção de critérios bizarros para esse fim, a Organização Mundial de Saúde avocou para si a tarefa de dar nome definitivo aos antibióticos.

3.4 Potencia
A atividade dos antibióticos é definida, por questão deuniformidade, em unidades internacionais-UI, que correspondem a mg do peso. Da mesma forma, pode-se converter o peso em mg para UI. Tais unidades de medida se encontram em tabelas. Alguns deles, que podem ser obtidos de forma pura, são relacionados na forma de peso e não de UI.
2.5 Classificação e mecanismo de ação :
Os antimicrobianos são classificados com base na estrutura química e no...
tracking img