antibicrobial resistance

1575 palavras 7 páginas
ARTIGO: ANTIMICROBIAL RESISTANCE

Mecanismos de resistência antimicrobial:
- Interferência dos microorganismos em requerimentos estereoespecíficos necessários para ligar a droga ao seu alvo
- Destruir ou alterar a integridade conformacional da droga
- Evitar que a droga alcance uma concentração efetiva no seu local de ação, no seu alvo, evitando o transporte sobre a membrana da célula ou por efluxo ativo de droga de citoplasma bacteriano.

MIC = concentração inibitória mínima
Beta-lactamases: produzidas por bactérias gram-positivas e negativas, sendo as negativas produtoras de uma quantidade mais reduzida.

Porinas: estruturas proteicas transmembranosas que fornecem acesso para agentes bacterianos relativamente solúveis em água.
Bactérias gram-negativas tem sua parede celular ou membrana celular impermeável devido, frequentemente, à redução no número de porinas de membrana externa.

Um único gene relacionado a um único mecanismo, como por exemplo a expressão de porinas de membrana externa ou bomba de efluxo, pode conferir resistência múltipla à drogas porque esses mecanismos não são específicos para classes particulares de drogas mas diferem apenas na base de características psicoquímicas gerais, como lipossolubilidade. Essa resistência múltipla à droga pode vir também da acumulação de múltiplos genes, cada um codificando um mecanismo diferente de resistência, que é advinda da variedade de processos genéticos que facilitam a transferência de ácidos nucleicos entre bactérias.

AQUISIÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE GENES RESISTENTES:
A aquisição desses genes resistentes se dá por meio de mutações de erros ao acaso na sequência do ácido nucleico, resultado da replicação do DNA pela ação da polimerase.
Uma vez que a resistência foi adquirida, ela pode ser passada adiante por conjugação, transdução ou transformação. Desses, a conjugação é a de maior risco com relação à essa passagem de genes resistentes.
Na conjugação bacteriana, pedaços de DNA (plasmídio)

Relacionados