Anti-tireoidianos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTI – TIREOIDIANOS

1- Glândula Tireóide
A glândula tireóide está localizada na base do pescoço. A função da glândula tireóide é produzir, armazenar e liberar hormônios da tireóide para a circulação sangüínea. Estes hormônios têm um papel importante na maneira como o seu corpo funciona.
Seus hormônios tireoidianos, também denominados T3 e T4, controlam o mecanismo do seu corpo e asfunções dos seus órgãos.
Em alguns casos, a tireóide não funciona corretamente em seu estado natural; em outros, a tireóide pode não funcionar normalmente devido a fatores externos. Se a sua tireóide não é capaz de produzir hormônios em quantidade suficiente, seu corpo torna-se menos ativo. Nesse caso, diz-se que a glândula tireóide está sub-ativa e temos o que se chama uma pessoa hipotireóide. Poroutro lado, a glândula tireóide pode estar super-ativa, o que significa que está produzindo excesso de hormônios e acelerando o seu corpo. Nesse caso, diz-se que a pessoa é hipertireóide.

2- HIPERTIREOIDISMO
É uma síndrome clínica resultante da produção ou ação deficiente dos hormônios tireoidianos. Leva a uma lentificação dos processos metabólicos. Pode ser causado por deficiência de produçãode T3 e T4 ou função ineficiente de TSH.
O hipertireoidismo, uma perturbação em que a glândula tireóide está hiperativa, desenvolve-se quando a tiróide produz demasiada quantidade de hormônios.
O hipertireoidismo tem várias causas, entre elas as reações imunológicas (possível causa da doença de Graves). Os doentes com tireoidite, uma inflamação da glândula tireóide, sofrem habitualmente uma fasede hipertireoidismo. Contudo, a inflamação pode lesar a glândula, de tal maneira que a atividade inicial, superior à normal, é o prelúdio de uma atividade deficiente transitória (o mais frequente) ou permanente (hipotireoidismo).
Os nódulos tóxicos (adenomas), zonas de tecido anômalo que crescem dentro da glândula, eclodem por vezes os mecanismos que controlam a glândula e produzem, porconseguinte, hormônios em grandes quantidades. Um doente pode ter um nódulo ou vários. A este respeito o bócio tóxico multinodular (doença de Plummer), uma perturbação em que há muitos nódulos, é pouco frequente nos adolescentes e adultos jovens e o risco de a sofrer tende a aumentar com a idade. No hipertireoidismo, em geral, as funções do corpo aceleram-se. O coração bate mais depressa e podedesenvolver um ritmo anômalo, e o indivíduo afetado pode chegar a sentir os batimentos do seu próprio coração (palpitações). Também é provável que a pressão arterial aumente. Muitos doentes com hipertireoidismo sentem calor mesmo numa habitação fria, a sua pele torna-se úmida, já que tendem a suar profusamente, e as mãos podem tremer. Sentem-se nervosos, cansados e fracos, e apesar disso aumentam oseu nível de atividade; aumenta o apetite, embora percam peso; dormem pouco e evacuam frequentemente, algumas vezes com diarréia. Os idosos com hipertireoidismo podem não apresentar estes sintomas característicos, mas têm o que por vezes se chama hipertireoidismo apático ou oculto. Simplesmente tornam-se fracos, sonolentos, confusos, introvertidos e deprimidos. Os problemas cardíacos, especialmenteos ritmos cardíacos anômalos, observam-se muitas vezes nos pacientes de idade avançada com hipertireoidismo.
O hipertireoidismo também provoca alterações oculares: edema em torno dos olhos, aumento do lacrimejamento, irritação e uma sensibilidade à luz. Além disso, o doente parece olhar fixamente.

3-DROGAS ANTI-TIREÓIDE
No Brasil, 2 drogas estão disponíveis para tratar ohipertireoidismo: propitiouracil e metimazol. Estas medicações controlam o hipertireoidismo diminuindo a produção dos hormônios de tireóide.
Estas medicações não curam o hipertireoidismo, mas somente controlam a produção dos hormônios da tireóide, aguardando o recrudescimento da doença.
As opções terapêuticas atualmente disponíveis são as drogas antitireoidianas (DAT), a cirurgia e o iodo radioativo,...
tracking img