Anti-parasitarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTI-PARASITÁRIOS

1 Grupo: Substitutos Fenólicos
2 Nomes Químicos: Disofenol, Bitionol, Niclofolan, Nitroscanato, Nitroxinil
3 Nomes Comerciais:
o Ruminantes: Dovenix®, Nitroxynil Fina
4 Mecanismo de Ação: Interferem no metabolismo respiratório dos helmintos, bloqueando a produção de energia por inibição da fosforilação oxidativa mitocondrial. Estes compostos impedem oaproveitamentos das reações de oxirredução para produção de adenosina trifosfato (ATP), sendo a energia perdida sob a forma de calor. Os fenóis são desacopladores da fosforilação oxidativa, provavelmente por facilitarem o retorno dos íons H+ para a matriz mitocondrial, desfazendo assim o gradiente de pH responsável pela síntese de ATP. Após o esgotamento de suas reservas energéticas, os parasitos morrem porinanição. Estes medicamentos causam também o desprendimento do escólex da mucosa intestinal e das proglotes proximais do cestódeo. A estimulação da adenosina trifosfatase (ATPase) pode estar também relacionada com o modo de ação dos substitutos fenólicos.
5 Efeito: Inanição.
6 Indicação: Apresentam eficácia sobre cestódeos das famílias Taenidae e Dilepididae em cães, Anoplocephalidae em ruminantese eqüinos e Davaineidae em aves. Atuam sobre trematódeos, principalmente da família Fasciolidae, em ruminantes. Alguns destes compostos têm ação sobre nematódeos hematófagos.

7 Grupo: Salicilanilidas
8 Nomes Químicos: Closantel, Niclosamida, Oxiclozanida, Rafoxanida.
9 Nomes Comerciais:
o Ruminantes: Clorantel, Diantel, Allpar
o Eqüídeos: Equalex, Eclosan, Diantel
10 Mecanismo deAção: Os medicamentos do grupo das salicilanilidas apresentam o mesmo modo de ação dos substitutos fenólicos, são desacopladores da fosforilação oxidativa mitocondrial, interferindo na biotransformação energética do parasito.
11 Efeito: Inanição.
12 Indicação: Recomendado para ruminantes a fim de controlar populações de nematódeos resistentes aos benzimidazóis.

13 Grupo: Pirazinoisoquinolonas14 Nomes Químicos: Praziquantel
15 Nomes Comerciais:
o Eqüídeos: Equimax, Handicap Abamectina, Gel composto Eqvalan
o Cães e Gatos: Endal Plus, Dipilex, Droncit, Top Pet, Magdog.
o Aves: Ezotec 10, Teniave
16 Mecanismo de Ação: Estes medicamentos têm efeito no parasito, sobre o potencial de membrana das células musculares, promovendo a entrada do íon cálcio (Ca++) para ointerior da célula, o que resulta na contração muscular, na vacuolização e desintegração do tegumento do helminto. Também se demonstrou que a administração do prazinquantel, na dose terapêutica, resulta na exposição de antígenos de Schistosoma mansoni e ligação de células de defesa do hospedeiro; portanto, o praziquantel contribui, por meio da melhora na resposta imune do hospedeiro, para a morte doparasito. Um outro efeito destes medicamentos é sobre o metabolismo de carboidratos do parasito, causando sua morte por inanição.
17 Efeito: Inanição
18 Indicação: Tratamento de infecções por cestódeos nos animais domésticos. Quando administrado em altas doses, são eficazes sobre os estágios imaturos no hospedeiro intermediário.

19 Grupo: Benzimidazóis
20 Nomes Químicos: Albendazole,Fembendazole, Mebendazole, Oxbendazole, Oxifendazole, Parbendazole, Thiabendazole, Triclabendazole.
21 Nomes Comerciais:
o Ruminantes: Duothal, Endazol, Farmazole, Pradozole, Fasinex, Avotan-Fasciola.
o Eqüídeos: Guardian AT, Gel Ricobendazole, Equipast, Equimag.
o Cães e Gatos: Prapi Plus AP, Duverm Fagrex, Mebencovet, Mebenil.
o Aves: Mebenbase, Mebendasil, Verminave.
22 Mecanismode Ação: O principal modo de ação destes medicamentos parece estar relacionado com a desorganização estrutural no tegumento dos cestódeos e trematódeos, causando sua destruição. Estudos têm demonstrado que o medicamento pode também inibir a enzima furamato-redutase no parasito.
23 Efeito: Paralisia, morte por inanição, ovicida.
24 Indicação: São usados, principalmente, como medicamentos...
tracking img