Anti-hipertensivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTI-HIPERTENSIVOS
Hipertensão arterial ou hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença que se caracteriza pelo aumento da pressão arterial (níveis pressóricos elevados) acima dos valores de referência para a população mundial. A hipertensão arterial é uma doença de origem multifatorial. Contudo, sabe-se que a herança genética e fatores ambientais como obesidade, sedentarismo e estresse,são componentes fundamentais no desenvolvimento da doença hipertensiva. A hipertensão arterial tem sido reconhecida como o principal fator de risco para a morbidade e mortalidade causadas por doenças cardiovasculares. Estudos epidemiológicos indicam que níveis elevados de pressão arterial (PA) aumentam o risco de acidente vascular cerebral, doenças coronarianas, insuficiência cardíaca congestiva einsuficiência renal crônica. Entretanto, estudos realizados em adultos hipertensos demonstram que o tratamento efetivo da hipertensão arterial reduz significativamente o risco destas complicações. O tratamento medicamentoso visa a reduzir os níveis de pressão para valores inferiores a 140 mmHg de pressão sistólica e a 90 mmHg de pressão diastólica, respeitando-se as características individuais, aco-morbidade e a qualidade de vida dos pacientes.

Os medicamentos anti-hipertensivos de uso corrente em nosso meio podem ser divididos em 6 grupos:

1

Anti-hipertensivos – Prof. Fábio Carrasco

O tratamento anti-hipertensivo pode ser realizado em monoterapia, através da utilização de um único fármaco anti-hipertensivo, ou em terapia combinada, isto é, através da associação de dois ou maisfármacos anti-hipertensivos de classes distintas.

2

Anti-hipertensivos – Prof. Fábio Carrasco

1. DIURÉTICOS Os diuréticos têm sido utilizados no tratamento de pacientes hipertensos durante as últimas quatro décadas. São tão eficazes quanto a maioria de outros agentes antihipertensivos. Administrados como monoterapia ou em associação com outros agentes, constituem a base terapêutica paraa maioria dos pacientes hipertensos. São muito utilizados devido à sua eficácia, baixo custo e poucos efeitos colaterais. Além disso, apresentam efeito sinérgico quando associados a outros agentes antihipertensivos, diminuem a retenção de sal e de líquido causadas por outros antihipertensivos e são muito úteis em pacientes com deficiência cardíaca. O mecanismo anti-hipertensivo dos diuréticosestá relacionado, numa primeira fase, à depleção de volume e, a seguir, à redução da resistência vascular periférica decorrente de mecanismos diversos. Diuréticos utilizados no tratamento de hipertensão arterial podem ser divididos de acordo com o local do néfron em que eles atuam: • Diuréticos que agem na Alça de Henle • Diuréticos que agem no túbulo distal - Tiazídicos • Diuréticos que agem no ductocoletor - Poupadores de potássio • Diuréticos osmóticos Os tiazídicos são usualmente os de primeira escolha, geralmente em associação com outros fármacos anti-hipertensivos. Os diuréticos de alça são indicados para pacientes com insuficiência renal, hipertensão resistente ou falência cardíaca. Os diuréticos poupadores de potássio apresentam pequena potência diurética, mas quando associados atiazídicos e diuréticos de alça são úteis na prevenção e no tratamento de hipopotassemia. O uso de diuréticos poupadores de potássio em pacientes com redução de função renal pode acarretar hiperpotassemia. Uma característica comum a todos os diuréticos é a ação natriurética, que leva à diminuição do Na+ corporal total.

3

Anti-hipertensivos – Prof. Fábio Carrasco

1.1. DIURÉTICOS DE ALÇA –Diuréticos espoliadores de potássio Mecanismo de ação: Os diuréticos de alça são os mais potentes de todos os diuréticos. São fármacos que diminuem a reabsorção do sódio no ramo ascendente da alça de Henle, por inibir o sistema de transporte Na+, K+, Cl-. Esses diuréticos agem em local onde grande quantidade de sódio é normalmente reabsorvida. Assim sendo, a quantidade de excreção urinária de...
tracking img