Anthropometry21

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
M☺VIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS

Movimentação Manual de Cargas
• Qualquer operação de transporte e sustentação de uma carga, por um ou mais trabalhadores, que devido às suas características ou condições ergonómicas desfavoráveis, comporte riscos para os mesmos, nomeadamente na região dorso-lombar. O empregador deve: Adoptar medidas de organização do trabalho adequadas ou utilizar os meiosapropriados, nomeadamente equipamentos mecânicos (carros de mão, rolos, ventosas, pinças, empilhador, etc.), para evitar a movimentação manual de cargas.



Ex.: treino (consiste basicamente no conhecimento das formas adequadas de trabalho para o manuseamento manual de cargas).

Pausas de trabalho (interrupções da jornada de trabalho, que visam a recuperação da capacidade física e mental doindivíduo), Pescoço:

Ombros:



Se tal não for possível, Adoptar as medidas apropriadas de organização do trabalho, utilizar ou fornecer aos trabalhadores os meios adequados, a fim de que essa movimentação seja o mais segura possível.
apreender e utilizar métodos e posições correctas de elevação, transporte e descarga de objectos; complementar estes métodos e técnicas de movimentação decargas com equipamentos de protecção individual adequado ao movimento a executar (ex.: botas com biqueira de aço para levantamento manual de uma carga pesada, luvas de borracha para o transporte de objectos escorregadios).

Para definição das cargas limite a serem movimentadas manualmente, devem ser consideradas as seguintes variáveis:
• Idade e o sexo dos trabalhadores; • Características dacarga (forma, dimensões, posição relativa da carga); • Capacidades motoras de cada trabalhador (força, resistência, flexibilidade,…); • Condições de percurso (distância, inclinação, etc.); • Frequência da actividade; • Posturas; • Parâmetros antropométricos; • Informação, formação e treino dos trabalhadores; • Características gerais do ambiente de trabalho.

Os valores limites recomendados pelaOIT (Organização Internacional do Trabalho) são os seguintes:
Homens Mulheres

Idade

Peso até

Idade

Peso até

Até 16 anos

15 Kg

Até 18 anos

8 Kg

Dos 16 aos 18 anos

20 Kg

Dos 18 aos 21 anos

10 Kg

Dos 18 aos 40 anos

32 Kg

Mais de 21 anos

23 Kg

Mais de 40

20 Kg

Mais de 40 anos

10 Kg

Consequências da movimentação incorrecta de cargas:
. . .Acidentes e lesões, Esforço fadiga precoce, Tempo de repouso,

. Traumatismos frequentes da coluna vertebral, . Dados EU 1981 relativos à manipulação de objectos: - 60% das faltas de trabalho, - associada a 45% dos acidentes graves (TEIXEIRA, 1999).

MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS

As recomendações gerais a seguir indicadas, abrangem as situações de movimentação manual de cargas mais comunse possibilitam evitar consequências danosas na movimentação manual de cargas.

Assim, as recomendações gerais são: são:
1. Evitar a movimentação manual de cargas acima dos limites recomendados. 2. Procurar o melhor equilíbrio: A estabilidade de um equilíbrio é influenciada pela distância do centro de gravidade aos limites da base de sustentação e será maior quanto mais próximo dessa baseestiver. Assim, ao manusear os objectos, o trabalhador deve estar em posição de flexão, a fim de prevenir algum desequilíbrio com a carga.

3. Utilizar técnicas adequadas em função do tipo de carga a ser movimentada.

4. Evitar manter a coluna curvada para a frente ou para trás. A coluna vertebral deve servir de elemento de suporte e nunca como elemento de articulação.

EX.: Se realizarmos umesforço na posição curvada, a pressão que se exerce sobre os discos intervertebrais não fica distribuída de forma homogénea pode provocar uma hérnia do disco intervertebral, com consequente compressão dolorosa da medula espinal na saída da coluna vertebral. Um homem de 80 Kgf, cujo tronco é flectido a 60º sobre a vertical, exerce uma força de compressão de 200 Kgf sobre a L5 (5.ª vértebra...
tracking img