Anthony bourdain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro

Anthony Bourdain
Em busca do prato perfeito
Um cozinheiro em viagem

A viagem a Portugal Bourdain conta como ele provou um porco que foi abatido na sua frente e depois feito um grande banquete usando todas as partes, até mesmo a bexiga.
Na viagem a França Anthony vai acompanhado de seu irmão Christian, lá prova de novo a ostra de despertou nele a paixão pela gastronomia,mas não foi a mesma coisa, ele não estava feliz ali naquele lugar tão familiar sem a presença de seu pai que havia falecido.
No Vietnã Bourdain fica apaixonado pelo país, apaixonado pela gastronomia local. Mas fica perplexo com a falta de cumplicidade dos turistas acidentais que visitam aquele país, eles não se importam se seu país de origem há alguns anos atrás destruiu aquela nação, estão sóinteressados em seu lazer.
Visita a Espanha acompanhado de sua esposa Nancy.
Como beber vodca
Anthony chega a Moscou de trem. Assiste a lutas livres vestido com terno, calça, camisa, gravata e sapatos pretos para se misturar com as outras pessoas, Anthony presencia as lutas e bebe muita vodca.
''Era nauseante. Era horroroso. Era legal. '' (BOURDAIN, 2009, p.107)
Anthony visita uma espécie desauna, localizada no meio da floresta, lá ele passa por uma espécie de ritual russo, fica por algumas horas dentro de uma sauna, comendo aperitivos e bebendo vodca e cerveja. Depois de algum tempo entra uma mulher russa de pulsos grossos e lhe dá chibatadas com um chicote de plantas locais, chicoteando-o com essas ervas dentro da sauna, nu, deitado no banco escaldante daquela sala, depois ele pulaem um lago congelado para fechar os poros, depois desse choque térmico chamado banya, Anthony desfruta de mais uma refeição.
''Estava bêbado. Feliz. Não era a refeição perfeita, mas era de alguma maneira uma das mais perfeitas. Boa comida, boa companhia, ambiente exótico e uma dose de aventura. ''(BOURDAIN, 2009, p.111)
Janta na casa de uma chef chamada Sonya, ela lhes serve comidas russas evodca caseira, vodca russa. Antes tinham passado num mercado cheio de legumes, verduras, tubérculos, carnes e pescados, tudo muito fresco, sem refrigeração artificial, mas contando com as baixíssimas temperaturas russas. Sonya, uma mulher muito determinada, compra todos os ingredientes necessários para montar o mise en place do jantar que seria servido em seu pequeno apartamento, em um prédio semelevador, com as paredes cheias de fotografias tiradas por ela mesma nas horas vagas.
Em uma festividade folclórica, Zamir, o guia, motorista e interprete de Anthony, lhe ensina como beber vodca no estilo russo. Brindar, tomar a dose até a última gota, bater o copo de boca para baixo na mesa, comer um petisco ou dar uma cheirada funda e demorada no pulso, repetir o procedimento de duas a três vezespor hora durante a bebedeira. Foram os passos ensinados a Anthony.
No restaurante Russkya beberam vodca com raiz-forte e mostarda caseira, seguida de um suco refrescante de pepino. Comeram e beberam muito bem, beberam vodca até ficarem bêbados e por fim tiveram que regravar a entrada no restaurante, fingindo estarem sóbrios.
E esta foi a visita à Rússia, regada a muita vodca.
No Marrocos lheservem um carneiro assado inteiro, muito tagine, feito em tagine (a panela utilizada para fazer o prato que leva o mesmo nome) e muito cuscuz, sem se esquecer do haxixie.
Mais um capítulo falando do Vietnã, onde Anthony conta como quase morreu em uma viagem muito perigosa em uma minivan na autopista 5.
Em sua visita a Tóquio Anthony não poderia deixar de provar o famoso 'peixe que dá barato',planejou sua viagem para lá justamente na temporada de Fugu.
No Camboja tentou chegar a Pailin, uma cidade conhecida como Las Vegas do oriente mas por causa da milícias, não consegui chegar a cidadezinha.
Na Inglaterra visita seu chef favorito Fergus Herderson e comenta sobre Gordon Ramsay.
No México visita a casa dos familiares de seus cozinheiro, é recebido em um banquete na casa de seu...
tracking img