Antes mal acompanhado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes mal acompanhada do que só. Você precisa de um homem pra chamar de seu. Mesmo que esse homem seja eu.” Essa lírica de Erasmo Carlos diz muito do amor. Ela aponta para o que está implícito noamor erótico, a posse – ainda que relativamente só verbal – e o ciúme.

Uma moça se irrita quando ela não é “assumida” pelo seu namorado. Em outras palavras, isso ocorre quando ele não demonstraclaramente que possui ciúmes dela. 
Podem ser simplesmente uma resposta à idéia de que o interesse precisa ser manifestado como um interesse que não seja o da amizade, mas o do amor-eros.
 O filósofoamericano Robert Nozick tem uma fórmula célebre sobre o amor romântico ou amor-eros. O amor é a busca que um eu e um tu, sem perder a individualidade, no sentido de formar uma nova entidade no mundo,um nós. A amizade não forma um “nós”
A filósofa da universidade de Oklahoma, Neera Badhwar, ao falar sobre amizade e amor (1), lembra a célebre fórmula de C. S. Lewis, de que a amizade absorve pessoasombreadas num interesse comum enquanto que o amor absorve pessoas uma nas outras, numa relação de olhos nos olhos. Mas o amor, nem por isso, diz Lewis, é incompatível com uma grande amizade entre osamantes
 Badhwar começa por essa via para, diferentemente de vários outros filósofos, defender que não há incompatibilidade entre amor romântico e amizade. Muito menos ela quer ceder à tese de Kant, quepõe a amizade como moralmente superior ao amor-eros, uma vez que este sempre envolve algum sentimento de posse.
Badwar diz que tanto a amizade quanto o amor são relações que demandam forte interesseentre os envolvidos, um querendo o bem estar do outro. Além disso, tanto quanto o amor, a amizade envolve o prazer, que é obtido, é claro, pela companhia do outro.  Nem mesmo o compartilhamento daintimidade diferencia o amor da amizade, pois é de amigos compartilharem elementos psicológicos que são completos segredos para outros, tanto quanto isso é uma característica fundamental do amor....
tracking img