ANTEPROJETO EM EDUCAÇÃO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2597 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto







ANTEPROJETO MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Estudo sobre o fechamento da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Esperança: o abandono das escolas do interior

















Sumário






1 Título e subtítulo
Estudo sobre o fechamento da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Esperança: o abandono das escolas do interior
2 Equipe executora
2.1 ResponsávelGilberto Antonio Bernardi Junior
2.2 Colaboradores
Professora e secretária de educação, Maria Luciane Trindade
Coordenadora Pedagógica da 15ª CRE, Mara Rodrigues Terra
Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz, Iara Gasparetto Rebelatto
Ex-diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Esperança, Margarida Baccin Canal
Ex-professora da Escola Estadualde Ensino Fundamental Bela Esperança, Clecir Romanoski
Deputado Estadual, Altemir Tortelli
Historiador de Campinas do Sul, Venâncio Hugo Della Latta

3 Resumo
O presente estudo irá trazer a tona os motivos que levaram o fechamento da Escola de Ensino Fundamental Bela Esperança, fundada em 26 de janeiro de 1947 e que teve decretado o seu fechamento ao final do ano letivo o de 2004. Irão comporo estudo a eficácia das principais políticas públicas atuais voltadas a educação no meio rural, uma vez que há grande preocupação de diferentes setores da sociedade civil quanto ao método de ensino aplicado nesse segmento. Será que o que é realizado hoje pelos poderes possui eficácia? O que está sendo realizado e implantado nas escolas do campo para que os alunos destes locais realmente aprendam?Se há problemas de êxodo rural e a busca constante de outras formas de ensino pelos agricultores, porque escolas desse meio continuam fechando e usando o mesmo método de ensino? Qual o motivo real que levou uma instituição de ensino com grande responsabilidade educacional, social e desenvolvimento, frente a uma crise futura do campo a fechar as portas? Tais questões e outras tantas que irãosurgir ao longo da pesquisa serão abordadas através do processo da construção deste trabalho, que irá acompanhar a realidade escolar da educação rural.
Palavras-chave: Escola do Campo, Educação rural, Práticas educativas

4 Justificativa
De norte a sul do País são inúmeras as escolas que foram e continuam sendo fechadas no meio rural. Com isso, a demanda de jovens a procura de novas oportunidadesde ensino para as cidades são cada vez mais comuns. O resultado, aparentemente, e que é visto através de notícias nos diferentes meios de comunicação, é a preocupação das diferentes esferas governamentais com o êxodo rural e, em consequência, com uma futura crise alimentar.
Atualmente, o Ministério da Educação e Cultura, tem voltado suas atenções a essa problemática, buscando a todo instanteimplementar novas formas de educação no meio rural através de política públicas contemporâneas.
Neste sentido, é preciso uma metodologia de alfabetização que leve em conta a complexidade do processo de aprendizagem da escrita; que parta das hipóteses formuladas pelas crianças sobre o sistema de escrita e, ao mesmo tempo, organize reflexões intencionais e sistemáticas sobre o SEA. (PACTO, 2012)
AEscola de Ensino Fundamental de Bela Esperança, que hoje está de portas fechadas, não realizando mais suas atividades de grande responsabilidade para o desenvolvimento tanto do campo quanto do intelecto do ser humano, segundo a diretora da época de fechamento do local, em conversa informal com o autor desta pesquisa, atribuiu a dois aspectos que levou o governo a dar por encerrada as atividadedaquela escola: o baixo número de estudantes e a dificuldade que o mesmo encontrava em manter tal instituição de ensino.
Em visita a vários lugares do Estado do Rio Grande do Sul, no que diz respeito ao meio rural, quando em trabalho como assessor parlamentar, o autor da pesquisa presenciou a precariedade em que encontram-se as escolas desse meio, assim como notou-se o abandono real e o descaço com...
tracking img