Anteprojeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA

Fluxo de caixa

PROBLEMA

De que maneira o controle de fluxo de caixa pode auxiliar no planejamento, organização, e administração dos recursos financeiros de uma microempresa?JUSTIFICATIVA

Empresas que não tem um controle eficaz, a avaliação da atividade se torna difícil, não possuindo informações sobre a rentabilidade e sobre o grau de liquidez da empresa. Assim osadministradores encontram dificuldades para identificar os pontos fortes e fracos existentes na empresa. A elaboração de um controle é útil tanto quando a empresa está crescendo e aumentando suas atividades,ou nos momentos em que apresenta prejuízos e enfrenta problemas financeiros.

REVISÃO DE LITERATURA

Para Zdanowicz (1992) o fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, quecorresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado. Com essa estimativa a organização das finanças torna-se mais correta em função de ter em mãos o que irá receber e oque irá pagar em certo período de tempo, podendo prever possíveis investimentos com as sobras, bem como a busca de recursos quando existir déficit no caixa da empresa.

Segundo Lemes, Rigo eCherobim (2002) a gestão do caixa é a atividade da administração financeira que objetiva a otimização dos recursos financeiros, integrada às demais atividades da empresa. Assim, a boa administração do caixadepende da harmonia entre as saídas e entradas, sendo que pode haver sobras e faltas de dinheiro, que obrigará o administrador financeiro a buscar soluções para resolver situações dessa natureza.OBJETIVOS GERAIS

Propor um modelo adaptado de gerenciamento do Fluxo de Caixa para microempresa, auxiliando na visualização antecipada das necessidades ou sobras de caixa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOSa) Facilitar análise e cálculo na seleção das linhas de crédito a obter;
b) Detectar antecipadamente as carências de recursos;
c) Planejar desembolsos evitando acúmulo de compromissos vultosos...
tracking img