antenas yagui

1829 palavras 8 páginas
RESUMO

Antena Yagi-Uda ou simplesmente Yagi (vulgarmente chamada) é uma antena direccional utilizada para captação de ondas de rádio, radares e até mesmo Wi-Fi. A antena constitui-se de um elemento activo (dipolo) e elementos parasitas. Um dos elementos parasitas é o reflector que é geralmente 10% mais longo. Os outros elementos irão funcionar como elementos directores.

Foi inventada pelo Dr. HidetsugoYagi, professor da Universidade de Vohoku, Japão, e por seu colega e assistente Dr. Shintaru Udanos anos1926/27. Apesar da antena ter ostentado o nome YAGI, o próprio Dr. Yagi a chamou de antena Yagi-Uda em reconhecimento ao seu colega e assistente.

Este tipo de antena foi descrito para a utilização com rádios Spread Spectrum na faixa dos 900 MHz de pequenas dimensões e construída em alumínio pintado com tinta resistente às irradiações UV, é adequada às aplicações de telemetria e telecomando. Procedimentos do ERE (Engineering Radio Experience).

A antena se baseia em um dipolo ressonante alimentado, com um ou mais elementos parasitários. Um dipolo será ressonante quando seu comprimento eléctrico for de ½ comprimento de onda da frequência aplicada no ponto de alimentação.

Possuindo um reflector, drivenelement radiante, director o seu sistema de fixação de elementos no bom, e não só.

Para dizer trabalho foi elaborado de maneira mais resumida possível, para mais rápida, curta e clara conceitualização no que concerne o mesmo tema.

INTRODUÇÃO

As antenas constituem a parte essencial de todo sistema de comunicação uma vez que são responsáveis por receber e transmitir ondas electromagnéticas. Além disso, servem para optimizar ou acentuar a radiação de energia nas direcções de interesse. Por esta razão, elas adquirem diferentes formas: lineares, de abertura, impressas, reflectoras, dentre outras.

Desde as primeiras antenas até os modelos actuais, diversas inovações tecnológicas foram agregadas a este dispositivo a fim de garantir a privacidade,

Relacionados

  • Curso Radio
    1084 palavras | 5 páginas