Antenas yag

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma das antenas mais utilizadas em sistemas de telecomunicações é a antena Yagi-Uda. Este tipo de antena foi primeiramente descrita e analisada em um artigo do professorjaponês S. Uda, em março de 1926. Entretanto, estas antenas só se tornaram mundialmente conhecidas depois da publicação, em 1928, de um artigo em inglês assinado por H. Yagi,colega do professor Uda.
A sua estrutura é composta por dipolos, sendo um elemento excitador, um elemento refletor e os demais elementos parasitas ou diretores. Esteselementos destinam, respectivamente, a excitar a onda eletromagnética, refleti-la na máxima radiação desejada e dirigi-la também nesta direção preferencial.



Podem-seobservar os diferentes elementos que compõe a estrutura irradiante. O elemento refletor localiza-se atrás do excitador e tem a função de radiar mais energia em uma direção doque em outra, diminuindo assim a relação frente-costa.

O elemento excitador é alimentado diretamente por uma fonte de corrente (ou de tensão), normalmente o seu tamanho émenor que o refletor e maior que os diretores. Por fim, os diretores são elementos parasitas, cujos tamanhos variam de acordo com a distância entre os elementos, o númerodestes, a espessura e a largura de banda pretendida.

Neste arranjo de dipolos, a onda eletromagnética emitida pelo excitador induz uma corrente no parasita que, por suavez, re-irradia parte da energia recebida. A fase da corrente neste elemento depende do seu comprimento e da distância de separação entre ele e o elemento ativo. Esta fase,combinada com a amplitude da corrente determina o diagrama de radiação da rede. O campo distante da Yagi é, assim, a soma dos campos emitidos pelo excitador e parasita.
tracking img