Antenas parabólicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.bandaku.com.br/paraseparas.html

PORTAL BANDA KU - BRASIL E AMÉRICA DO SUL
[pic]
[pic]Terça-Feira, 17 de Agosto de 2010

Para se construir uma antena parabólica ou uma antena de moldagem esférica é necessário que alguns conceitos geométricos sejam recordados. É o que buscaremos fazer agora.


1.PARABÓLICA, PARABOLÓIDE, ESFÉRICA, ESFERÓIDE, SIMÉTRICA, ASSIMÉTRICA

Muitos têmsido os técnicos instaladores de antenas, os robistas, os interessados em TV satélite FTA, que navegam em meio a uma série de dúvidas com respeito às antenas mais comumente conhecidas para recepção de TV satélite e genericamente chamadas de parabólicas.

Diante de muitas dúvidas suscitadas nos meios robistas, sobretudo da parte daqueles que iniciam a sua exploração sobre a recepção de sinais deTV Satélite, este sítio de Internet, dentro de sua linha de promover a disponibilização de material educativo, decidiu por elaborar este artigo técnico, objetivando clarear alumas eventuais dúvidas que ainda pairam no meio daqueles que fazem parte de grupos de discussão.

Nós não vamos enfocar a transmissão e recepção profissionais, mas tão somente a recepção doméstica e, desta forma, alinguagem utilizada será sempre aquela que possa ser entendida nessa aplicação e com as características técnicas que essa aplicação possa exigir. Além disso, a despeito de este sítio ser voltado para banda ku, vamos centrar nosso material, com seus exemplos, nas antenas maiores, destinadas à banda C.

Uma antena é dita parabólica por ter a sua forma construtiva derivada de um parabolóide de revoluçãogerado a partir de uma curva que foi traçada por uma função parabólica. Sua caraterística é que possui um único ponto para onde convergem os sinais refletidos pela sua superfície e só aproveita eficientemente os sinais cuja frente de onda a atinge paralelamente ao seu eixo..

Uma antena é dita esférica por ter a sua forma construtiva derivada de um esferóide de revolução gerado a partir de umacurva que foi traçada por uma função esférica. Sua caraterística é que possui múltiplos pontos para onde convergem os sinais refletidos pela sua superfície e aproveita, por sua vez, todos os sinais cuja frente de onda a atinge proveniente de múltiplas direções. Para um leigo, não faz diferença se a antena é parabólica ou esférica. Seguramente ele atribuirá a ela sempre o nome de parabólica, porquenão é fácil distinguir, quando muito se assemelham.

As antenas parabólicas (as parabólicas verdadeiras e as esféricas) são denominadas simétricas se a sua conformação construtiva segue 360 graus do parabolóide ou do esferóide de revolução. No entanto, a antena esférica, mesmo simétrica quanto à superfície do esferóide de 360 graus, terá assimetria quanto aos seus focos, individualmente observados.Uma antena parabólica ou esférica assimétrica propriamente dita é aquela que aproveita apenas parte do parabolóide ou do esferóide de revolução, na sua construção. Essas parcelas de parabolóides ou de esferóides podem ser circulares ovais, quadradas, retangulares, ou podem ter outra modelagem que se queira.

Colocadas essas considerações iniciais, situada a antena parabólica simétrica navariedade de antena existente, vamos nos ater apenas a essa antena, iniciando-se pelo traçado geométrico da mesma.


2.COMO SE DETERMINA A CURVATURA DA SUPERFÍCIE DE UMA ANTENA PARABÓLICA SIMÉTRICA?

Apesar de parecer extenso este artigo, entendemos necessário descer o véu que naturalmente cerca um assunto técnico dessa natureza, de interesse quase sempre de robistas. Primeiramente, vamos conhecera fórmula da qual deriva a geometria de nossa parabólica simétrica. A função f(x) = ax2+ bx + c é de uma parábola. Como não vamos descer a detalhes de formulações matemáticas - não é nosso objetivo, vamos passar para a forma reduzida da função f(x) que representa uma parábola e que nos interessa diretamente, ou seja:

                                                                          ...
tracking img