Antenas Dipolo para Hipertermia

2188 palavras 9 páginas
Antenas dipolos para hipertermia

Talles de Souza Pinto talles@gee.inatel.br

Clauder Ribeiro Azarias clauder@gee.inatel.br
João Bosco Assis Leite jbosco@inatel.br Resumo – Como forma de tratamento auxiliar do câncer emprega-se a técnica da hipertermia, a qual faz uso de ondas eletromagnéticas para realizar o aquecimento dos tecidos, e assim, evitar utilizar aplicadores invasivos, esta técnica irá reduzir os traumas terapêuticos causados aos pacientes. O principal problema deste método está no superaquecimento das camadas superficiais dos tecidos biológicos, que limita a profundidade de penetração das ondas eletromagnéticas. Para resolver esse problema, propõe-se utilizar um conjunto de dipolos e uma camada de água entre a antena e o tecido biológico. Palavras Chave: Hipertermia, Ondas eletromagnéticas, Dipolos.

I. Introdução

A hipertermia é uma técnica que consiste no aumento da temperatura dos tecidos biológicos acima de seus níveis fisiológicos normais, esta técnica é utilizada no tratamento do câncer e como auxiliar à quimioterapia e/ou à radioterapia[1].
O câncer, crescimento anormal e descontrolado de células do corpo, que acarreta no surgimento desordenado de veias, é tratado com a hipertermia que age aumentando a temperatura da área cancerosa acima de 42ºC e abaixo de 45ºC, destruindo as células cancerosas sem danificar as células saudáveis [2][3][4].
O uso da técnica da hipertermia no tratamento do câncer tem como vantagem utilizar aplicadores não invasivos, tornando o tratamento menos traumático para o paciente [5][6].
A hipertermia pode ser empregada em muitos tipos de câncer, porém, a complexidade do tratamento cresce de acordo com o tipo de câncer e o local da aplicação. Estudos clínicos têm mostrado bons resultados quando se emprega a hipertermia em combinação com à quimioterapia e/ou à radioterapia no tratamento de alguns tipos de câncer, a exemplo:

Relacionados

  • Termo e Foto Apostila
    10308 palavras | 42 páginas
  • 1353327079manual Td Spectra
    10390 palavras | 42 páginas
  • Eletroterapia
    184308 palavras | 738 páginas
  • NR10
    72696 palavras | 291 páginas