Antecendentes Hist Ricos Da Administra O

1543 palavras 7 páginas
Antecendentes Históricos da Administração
Influencia dos filósofos
Segundo Sócrates
A administração é como uma habilidade pessoal separado do conhecimento técnico e da experiência.
Segundo Platão
Analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo Grego. Em sua obra, A Republica, expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios.
Segundo Aristoteles
Deu impulso inicial a filosofia, cosmologia, nosologia, metafísica, lógica e ciência naturais. No livro política, que versa sobre a organização do estado, descreve as três formas de administração pública: monarquia, aristocracia e democracia.
Francis Bacon
Fundador da lógica moderna baseada no método experimental e indutivo mostra preocupação de se separar experimentalmente o que é essencial do que é a acidental acessório Bacon. Antecedentes ao princípio conhecido como principio da prevalência do principal sobre o acessório.
René Descartes
Filósofo, matemático e autor do livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico chamado método cartesiano cujos princípios são: Principio da dúvida sistemática ou da evidencia, consiste em não aceitar coisa alguma como verdadeira algo que não esteja claro e distintamente, com isso evita-se e prevenção e precipitação, aceitando-se apenas com certo o que seja evidentemente certo. Principio da analise ou de decomposição, consiste em decompor cada dificuldade no máximo de parte possíveis e resolve-las cada uma, separadamente. Principio da síntese ou da composição, consiste em conduzir nossos pensamentos ordenadamente, começando pelos objetivos e assuntos mais fáceis de se conhecer, para passarmos gradualmente ao mais difíceis. Principio da enumeração ou da verificação, consiste em fazer verificações, recontagem e revisões tão gerais que se fique seguro de nada haver omitido ou deixado a parte.

A administração cientifica, as teorias clássica e neoclássica tiveram a maioria de seus principio baseado

Relacionados