Antecedentes historicos da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A administração tem como tarefa, interpretar os objetivos propostos pela empresa e transforma – los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis de empresa, a fim de atingir tais objetivos.

Administração é o processo de planejar, organizar, liderar, e controlar os esforçosrealizados pelos membros de organização e uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar o objetivo proposto.

A Administração revela-se nos dias de hoje como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnadas de complexibilidade e de desafios. O profissional que utiliza a administração como meio de vida podem trabalhar nos mais níveis de uma organização: desde o nível hierárquicode supervisão elementar ate o nível de dirigente Maximo da organização. Cada organização tem seus objetivos, seu ramo de atividade, seus dirigentes e seu pessoal, seus problemas internos e externos, seu mercado, sua situação financeira, sua tecnologia, seus recursos básicos, sua ideologia etc.

ANTECEDENTES HISTORICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Ao longo da historia da humanidade, a administração sedesenvolveu de forma muito lenta. Somente no século XX é que a administração começa a ganhar seu espaço de forma notável.

No final do século XIX, sociedade era completamente diferente. As negociações eram poucas e pequenas e predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos (como médicos advogados que trabalhavam por conta própria), o lavrador, oarmazém da esquina etc. o trabalho sempre existiu na historia da humanidade, mas a historia das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempos atuais, a sociedade típicas dos pises desenvolvidos é uma sociedade pluralista de organizações na qual a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral)é confiada aorganizações (como industrias, universidades, escolas hospitais,comercio, comunicação, serviços públicos e etc.) que administrada por dirigentes com o objetivo primordial de se tornarem mais eficientes.
Atualmente se utiliza esta palavra para designar os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços, etc., grandes ou pequenos, o que não revela seu sentido no título da profissão.
A necessidade deorganizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.
Não se deve confundir a gerência de uma casa ou de nossa vida pessoal quetem sua arte própria, porém empírica com a gerência de uma instituição, considere aqui este termo como genérico para empreendimento, empresa.

INFLUENCIAS:

INFLUENCIAS DOS FILOSOFOS

Ao longo dos seculos que vao da Antiguidade ate o inicio da idade moderna, a filosofia concentrou-se em preocupaçoes distanciadas dos problemas administrativos. Francis Bacon (1561-1626) filosofo e estadistaingles e fundados da logica moderna baseada no metodo experimental e induitivo, mostra a preocupaçao pratica de se separar experimentalmente o que é essencial doque é acidental ou acessorios. Bacon antecipou-se ao principio administrativo da “prevalenciado principal sobre o acessorio”.
O mario expoente da epoca foi René Descartes (1569-1650), filosofo matematico e fisico frances, é fundador dafilosofia moderna. Criou as coordenadas cartesianas e deu impulso a matematica e geometria da epoca. Na folisofia, celebrizou-se pelo livro o discurso do metodo no qual descreve seu metodo filosofo denominado “metodo cartesiano”, cujo os principios sao:
1. Principio da duvida sistematica ou da evidencia: consiste em acreditar na quilo que realmente é verdadeiro.
2. Principio da analise ou de...
tracking img