Antecedentes da reforma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária é a ciência que se dedica no tratamento da saúde dos animais domésticos, ruminantes esilvestres, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo das pessoas, mas como surgiu a Medicina Veterinária nomundo? E no Brasil?
Os primeiros registros que se tem sobre a prática da Medicina animal originaram-se na Grécia no século VI a.C.. Em algumas cidades haviacargos públicos reservados para os que praticavam a cura dos animais, esses eram chamados de hipiatras. Ainda no século VI, em Bizâncio, foi encontrado umverdadeiro tratado enciclopédico conhecido como HIPPIATRIKA. Nele havia 420 artigos sobre a criação dos animais e suas doenças, 121 desses artigos foramescritos por APSIRTOS, que é considerado o pai da Medicina Veterinária.
Já a Medicina Veterinária moderna, que é organizada a partir de critérioscientíficos, começou a se desenvolver a partir da criação da primeira escola de Medicina Veterinária no mundo, que ficava em Lyon – França. Ela foi criada apartir do Édito Real assinado pelo Rei Luiz XV, pelo hipologista e advogado francês Claude Bourgerlat, em 04 de agosto de 1761.
A escola começou a funcionarcom apenas 08 alunos no dia 19 de fevereiro de 1762.
Alguns anos depois, em 1766, foi criada a segunda escola de Medicina Veterinária, localizada tambémna França na cidade de Paris, seu nome era Escola de Alfort. O crescimento dessa nova profissão proporcionou a criação de novas escolas ao redor do mundo.
tracking img