Antconcepcionais x antibióticos

520 palavras 3 páginas
Anticoncepcionais x antibióticos, anticoncepcionais x álcool, anticoncepcionais x anticonvulsivantes, anticoncepcionais x anti-hipertensivos.

Invariavelmente quando prescrevemos alguma nova droga para mulheres jovens surge a pergunta: Isso não vai anular o efeito do meu anticoncepcional?
Existem mais de 60 tipos de anticoncepcionais no mercado, os mais famosos são: Diane®, Yasmin®, YAS®, Triquilar® , Femiane®, Gynera® e Minulet®. É sempre importante perguntar ao ginecologista quais são as principais precauções ao tomar anticoncepcionais.
Então vamos ao que há de comprovado:
Anticoncepcionais x antibióticos - O grande vilão da associação é a Rifampicina, um antibiótico usado contra tuberculose, hanseníase (lepra) e na profilaxia da meningite. É o antibiótico que comprovadamente reduz a eficácia dos anticoncepcionais. Outras classes como as tetraciclinas, metronidazol e derivados da penicilina como amoxicilina e cefalosporinas também podem diminuir a concentração de estradiol. Esse efeito parece ocorrer apenas em um número reduzido de mulheres, mas como não há como saber de antemão quem será mais afetado, deve-se usar métodos contraceptivos não hormonais durante o seu período de uso.
Em relação aos outros antibióticos não existe nenhuma evidência de interação com repercussão clínica.
A dúvida mais comum parece ser a interação da pílula com a azitromicina. Depois de uma revisão cuidadosa da literatura, não encontrei nenhum relato de que a azitromicina interfira no efeito dos anticoncepcionais.
Anticoncepcionais x álcool - O consumo regular de álcool (etanol) causa aumento dos níveis de estradiol, potencializando os efeitos colaterais dos anticoncepcionais como neoplasia de mama. A taxa de metabolização do álcool também fica reduzida em quem toma esses hormônios.
Anticoncepcionais x anticonvulsivantes - Drogas contra epilepsia também agem diminuindo a concentração sanguínea dos anticoncepcionais, principalmente: Fenitoína, fenobarbital, carbamazepina,

Relacionados