Antônio candido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CANDIDO, Antônio. O discurso e a Cidade de São Paulo: Duas Cidades, 1993
In___Dialética da Malandragem
Resenhado por:

Neste ensaio, Antônio Cândido analisa as Memórias de um Sargento deMilícias, de Manuel Antônio de Almeida e mostra a importância desse romance e de seu personagem, Leonardo Filho, para as letras Nacionais. O autor coloca o personagem ao lado de pessoas importantes daMalandragem nacional, tais como Pedro Malasartes e Gregório de Matos.
Segundo o ensaio, o pícaro é ingênuo, mas a realidade aos poucos destrói essa ingenuidade e transforma o personagem em uma pessoasem escrúpulos devido aos problemas que ele enfrenta, mas é a maneira que o personagem encontra para lutar contra a miséria. Semelhante a vários pícaros, ele é amável e risonho, espontâneo nos atos eestreitamente aderente aos fatos, que o vão rolando pela vida. O próprio pícaro narra as suas aventuras, o que fecha a visão da realidade em torno do seu ângulo restrito; e esta voz na primeirapessoa é um dos encantos para o leitor, transmitindo uma falsa candura que o autor cria habilmente e já é recurso psicológico de caracterização. Sob este aspecto o herói é um personagem como os outros,apesar de preferencial; e não o instituidor ou a ocasião para instituir o mundo fictício, como o Lazarillo, Estebanillo, Guzman de Alfarache, a Pícara Justina ou Gil Braz de Santilhana.
LeonardoFilho tem com os narradores picarescos algumas afinidades: É de origem humilde, mas não abandonado, como foram o Lazarillo ou o Buscón, de Quevedo.
Como os pícaros, ele vive um pouco ao sabor da sorte,sem plano nem reflexão; mas ao contrário deles nada aprende com a experiência.  De fato, um elemento importante da picaresca é essa espécie de aprendizagem que amadurece e faz o protagonistarecapitular a vida à luz de uma filosofia desencantada. 
Mais coerente com a vocação de fantoche, Leonardo nada conclui e nada aprende; e o fato de ser o livro narrado na terceira pessoa facilita esta...
tracking img