Ansiedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GAPsi – FCUL

TIMIDEZ E ANSIEDADE SOCIAL: MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA EM SITUAÇÕES SOCIAIS

“Detesto ir a sítios onde sei que vou ter que falar com outras pessoas. Só consigo pensar que vou acabar por dizer ou fazer alguma coisa estúpida, e que as pessoas vão achar que sou esquisito. Geralmente começo a tremer e a transpirar, fico vermelho, a minha garganta seca e, quando tento falar, só me saemuns guinchos agudos e descontrolados...É horrível! Por causa disto, acabo por me fechar em casa e, quando tenho mesmo que «socializar», colo-me à pessoa que conheço melhor e sigo-a para todo o lado...”

O que é a ansiedade social?

A maior parte das pessoas sente-se ansiosa em uma ou outra situação social (por exemplo, quando se vai efectuar a apresentação de um trabalho perante o resto daturma). No entanto, esta ansiedade é pontual e temporária, já que a pessoa faz a tal apresentação e segue com a sua vida. Mesmo uma pessoa que se considere tímida sente uma ansiedade relativamente pequena em muitas das situações em que tem mais dificuldade, e esta ansiedade não é suficientemente intensa para que evite sistematicamente essas situações. Por outro lado, existem pessoas que sentem umaansiedade extrema num ou mais tipos de situação social, e esta prejudica de uma forma evidente o seu funcionamento, quer porque passa a evitar essas situações, quer porque as suporta, mas com grande sofrimento e desgaste pessoal. Nestes casos, considera-se que a pessoa sofre de uma perturbação de ansiedade social. Por outras palavras, a diferença entre a timidez e a ansiedade social é semelhante àdiferença entre a

GAPsi – FCUL

tristeza e a depressão – todas as pessoas se sentem tristes de vez em quando, mas nem todas ficam deprimidas. A perturbação de ansiedade social aparece, geralmente, pelo meio da adolescência, emergindo por vezes de uma infância marcada pela timidez e prolongando-se, em muitos casos, por toda a vida. Os estudos apontam para que seja mais frequente nas mulheresdo que nos homens. É uma perturbação mais comum do que se pensa, e isto porque as pessoas com este problema tendem a passar despercebidas. Devido ao seu desconforto em situações sociais, o ansioso social limita-se a ficar calado e a «tornar-se invisível» e, também por causa desse desconforto, apresenta uma enorme dificuldade em procurar um profissional de saúde mental. Apesar de extremamenteperturbante, é importante salientar que a ansiedade social não é um sinal de nenhuma doença física ou mental mais grave.

Situações problemáticas para o ansioso social

Para algumas pessoas, a ansiedade social é específica, ou seja, só se manifesta em algumas situações sociais. Contudo, para a maior parte das pessoas que sofre deste problema, as situações problemáticas são múltiplas. Ao extremo,temos as pessoas com ansiedade social generalizada, que se sentem ansiosas em quase todas as situações sociais. Algumas situações problemáticas comuns são as seguintes: • • • • • • Falar com estranhos / conhecer pessoas. Estar em sítios com muitas pessoas (cantinas, centros comerciais, bares, festas, repartições...). Ser o centro das atenções (falar em público, ou ser alvo de uma piada). Serobservado enquanto se faz qualquer coisa (escrever, falar ao telefone). Comer ou beber em público. Usar uma casa-de-banho pública.

Que situações são problemáticas para ti? Pensa nas situações sociais em que te sentiste ansioso durante os últimos tempos (ou, igualmente, naquelas que tens evitado porque te sentes ansioso só por pensar nelas).

Como é que a ansiedade social se manifesta?

As pessoascom ansiedade social apresentam, perante as situações problemáticas descritas, um conjunto de sintomas característicos. Estes sintomas podem ser divididos em três categorias – cognitivos, somáticos e comportamentais. Estas categorias referem-se, respectivamente, ao que a pessoa pensa (pensamentos e imagens mentais), ao que a pessoa sente (sintomas físicos) e ao que a pessoa faz (ou evita fazer)....
tracking img