ansiedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Schenker, M. (2005). Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência. Revista ciência & saúde coletiva, 10 (3), 707-717.

Miriam Schenker doutora em saúde da criança e damulher, realizou pesquisas em 2011-2012 sobre atendimentos a usuários do crack. Foi revisora do periódico da Fiocruz na área de saúde publica, possui 3 artigos publicados sobre o temas relacionados àsdrogas. Autora do livro Valores familiares e uso abusivo das drogas. Possui cinco capítulos de livros sobre drogas e fatores correlativos.
O estudo teve como objetivo verificar a importância dos gruposde apoio tais como: família, amigos, mídia e escola na prevenção ao uso de drogas. Para isso a pesquisadora realizou uma pesquisa bibliográfica em 67 artigos encontrados, principalmente nos indexadoresPubMed e Medline. Compreende-se como risco a possibilidade de uma determinada ação causar um dano biopsicossocial ao indivíduo. Presume-se que as pessoas adotam comportamento de risco não pela perdae sim pelo ganho de algo. Ou seja, o uso da droga não se sustenta pela possibilidade da dependência e sim pelo prazer gerado. A autora aponta 6 fatores que estão vinculados ao comportamento de risco:uso acumulativo (refere-se ao ato do adolescente iniciar o uso de drogas mais leves e depois as mais pesadas); a atitude positiva da família frente ao uso de drogas (quando a família serve como modeloao uso de drogas); o envolvimento grupal (amizades com adolescentes que usam drogas ou são permissivos ao uso); ineficácia do papel da escola (enquanto agente motivador para o aprendizado ecrescimento pessoal); a comunidade de convivência do adolescente que poderá favorecer o uso devido a falta de estrutura social; associação das drogas com o glamour e o prazer disseminado pela mídia. A autoraapresenta que, a associação do uso com a fase adolescente não ocorre apenas na atualidade, e realiza um paralelo do uso da maconha nos dias atuais com o uso da bebida ocorrida na geração passada....
tracking img