Ansiedade e extress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Olá, leitores do Yahoo.

Hoje quero falar de uma dupla que (infelizmente) tenho percebido cada vez mais em minha vida profissional. Para isso, acho importante vocês entenderem um pouco o porqueeles surgem, quais suas importâncias e seus prejuízos.

Ansiedade e estresse são termos de uso corrente entre as pessoas participantes daquilo que se chama vida moderna. Ninguém gosta de pensar nelescomo formas de algum transtorno emocional. Isso pode parecer muito próximo do descontrole, da piração ou da loucura e, diante da possibilidade de sermos afetados, pelo menos alguma vez na vida, peloestresse, pela ansiedade, então será melhor não considerá-los como formas de algum transtorno emocional e acabamos ignorando-as. Errado!

Devemos considerar o estresse uma ocorrência fisiológica enormal no reino animal. O estresse é a atitude biológica necessária para a adaptação do organismo à uma nova situação. Em medicina, entende-se isso como uma ocorrência fisiológica global, tanto do pontode vista físico quanto do ponto de vista emocional.

Fisicamente, o estresse aparece quando o organismo é submetido à uma nova situação, como uma cirurgia ou uma infecção, por exemplo, ou quando háuma situação percebida como de ameaça. De qualquer forma, trata-se de um organismo submetido à uma situação nova (física ou psíquica), pela qual ele terá de lutar e adaptar-se e, consequentemente,terá de superar. Portanto, o estresse é um mecanismo indispensável para a manutenção da adaptação à vida, indispensável à sobrevivência, porém dentro de um limite.

Do ponto de vista psíquico o estressese traduz na ansiedade. A ansiedade é, assim, uma atitude fisiológica (normal e esperada) responsável pela adaptação do organismo às situações de perigo. Vejamos, por exemplo, as mudanças acontecidasem nossa performance física quando um cachorro feroz tenta nos atacar, quando fugimos de um incêndio, quando passamos apuros no trânsito, quando tentam nos agredir e assim por diante. De frente...
tracking img