Anos loucos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
,

Introdução
Maior potencia econômica do mundo, os Estados unidos são hoje procura por migrantes de todos os continentes, que vão para La com a esperança de arranjar emprego e melhoria de vida. Os estados unidos e conhecido com terra das oportunidades, mas a realidade, porem, e bem diferente.


OS LUCROSDA GUERRA
As nações europeias saíram da Primeira Guerra Mundial com economias arrasadas. Os Estados Unidos, ao contrario, retiraram-se do conflito muito mais prósperos do que quando entraram. Muito dessa expansão se deveu à exportação de gênero alimentício, armamentos e outros produtos industrializados durante o conflito e ao aumento do comercio com a América Latina e a Ásia.

OS ANOS LOUCOSEm 1923 o PIB norte americano cresceu, a agricultura se mecanizou e as fabricas aumentaram sua produção. Muito contribuiu para isso o fato de as indústrias terem implantado a linha de montagem móvel.
Tudo isso marcou inicio de um novo período conhecido como Roaring Twenties, os “Vibrantes anos Vinte”. Nessa época, difundiu-se por todo país a ideia de que a prosperidade estava ao alcance detodos. Tratava-se na verdade, de uma idéia ilusória, pois 90 por cento da renda nacional estava concentrado na mão de apenas 13 por cento da população.
Que de fato desfrutou da prosperidade oferecida pelos “vibrantes anos vinte” foram as classes média e alta, que dispunham ao dinheiro necessário para consumir as ultimas novidades da industrias norte americana. Estimulados pela publicidade, os norteamericanos faziam compras em ritmo frenético. Essa incessante procura por novos bens duráveis deu origem ao fenômeno do Consumismo.
Esse estilo de vida, o american way of life, era encarado por muitos norte-americanos como o que havia de mais moderno em todo mundo. Em meio a tantas novidade, o lazer da população também se diversificou , a vida noturna se tornou intensa, era grande o numero depessoas que frequentavam as casas noturnas de Nova York e outras cidades para assistir a apresentação de cantores e músicos negros , com o surgimento do novo ritmo o Jazz.
Outra forma de entretenimento eram as transmissões radiofônicas , primeiras estações de rádio com fins comerciais começaram a funcionar em 1920. Famílias inteiras se reuniam ao redor de um aparelho de rádio para acompanhar osmais diversificados programas. Mas a principal diversão dos norte- americanos era o cinema, atrizes, atores e diretores de cinema se tornaram verdadeiras celebridades.
TEMPOS DE INTOLERÂNCIA
Durante toda a década d 1920, os Estados Unidos, foram governados por presidentes do partido republicano, que isolaram ainda mais o país da comunidade internacional, durante o período pós guerra a situação seinverteu, e uma onda de preconceito contra estrangeiros tomou conta do país. Os imigrantes começaram a ser vistos como uma ameaça ao emprego dos trabalhadores norte- americanos diversas leis foram criadas para restringir a entrada de estrangeiros.
Um dos casos de maior repercussão foi a condenação à pena de morte de dois anarquistas italianos. A intolerância espalhou-se pelo país, a sociedadesecreta Ku Klux Klan, criada após a guerra de Secessão com o objetivo de salvaguardar “a supremacia branca”.
Em 1919 uma lei que proibia a fabricação e a venda de bebidas alcoólicas em território norte americano foi assinada, essa lei Seca como ficou conhecida, estimulou o mercado negro de bebidas e favoreceu a expansão do crime organizado. A trepidante vida noturna, a euforia consumista, a LeiSeca, a prosperidade desmedida e a alta criminalidade tornaram os anos 1920 também conhecidos como anos loucos.
A QUEDA DA BOLSA DE NOVA YORK
Apesar desses problemas sociais, o sentimento de que a prosperidade não tinha limites levou o presidente Herbert Hoover, do partido republicano, a afirmar pouco antes de sua posse, no começo de 1929 “Nós nos Estados Unidos estamos mais próximos do triunfo...
tracking img