Anos dourados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Geografia
Como os Anos Dourados influenciaram a economia Brasileira

Anderson Luiz
nº 02

Como os anos dourados influenciaram a economia brasileira

De forma que possa haveruma plena compreensão sobre como o período dos anos dourados influenciaram a economia brasileira, é necessário que se entenda o que de fato foi este período conhecido como os “Anos Dourados”.
Os AnosDourados foi o período da história que compreende as décadas de 1950 a 1970.
Com o fim das duas grandes Guerras Mundiais vieram os anos 50 e a bipolarização do mundo com a União Soviética  e osEstados Unidos em cada uma das extremidades. Neste contexto, o Brasil teve que escolher um dos lados e acabou cortando relações com a União Soviética, colocando o Partido Comunista Brasileiro nailegalidade.
Também neste período vieram as definições de países desenvolvidos, chamados de nações do “primeiro mundo” e os países de “terceiro mundo”, mais pobres e subdesenvolvidos. O Brasil estava nestesegundo bloco e mesmo com o governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek o Brasil não saiu desta posição perante o mundo.
Em relação à cultura, as indústrias da música e do cinema tornaram-seextremamente poderosas e influentes. Com isso, tanto na música quanto no teatro tem início uma série de protestos. A arte ganha tons revolucionários e contestadores. Isso se deve muito ao cenárioexterior, nos Estados Unidos, a literatura de Jack Kerouac, os movimentos feministas, as viagens psicodélicas comandadas por Timothy Leary e os movimentos civis a favor dos negros também influenciaram osjovens brasileiros.
O crescimento da economia em diversos países fez com que mudasse os hábitos de consumo da população e desenvolvesse ainda mais a tecnologia. Exemplos disso podemos ver que na Era doOuro as pessoas já podiam viajar com mais facilidade por ter mais recursos financeiros e a preferência era ir às praias. “Antes da guerra, não mais de 150 mil norte-americanos viajaram para a...
tracking img