Anos dourados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anos Dourados
Introdução 

Os anos 50 foram marcados por grandes avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais. Foi à década em que começaram as transmissõesde televisão, provocando uma grande mudança nos meios de comunicação. No campo da política internacional, os conflitos entre os blocos capitalista e socialista (Guerra Fria) ganhavam cada vez maisforça. A década de 1950 é conhecida como o período dos "anos dourados".
Juscelino Kubitschek, mais conhecido como JK, foi eleito nas eleições seguidas do suicídio de Getúlio Vargas e implantou o chamadoPlano de Metas, com o lema “Cinquenta anos em cinco”, que tinha como meta principal a construção da nova capital, Brasília.

O governo de Juscelino Kubitschek
Juscelino Kubitschek deOliveira foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente. Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961,quando passou o cargo para Jânio Quadros.
Política
No plano internacional, Juscelino procurou estreitar as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, ciente de que isso ajudaria naimplementação de sua política econômica industrial e na preservação da democracia brasileira.
Formulou a Operação Pan-americana, iniciativa diplomática em que solicitava apoio dos Estados Unidos aodesenvolvimento da América do Sul, como forma de evitar que o continente americano fosse assolado pelo fantasma do comunismo.
Economia
Em seu mandato presidencial, Juscelino lançou o Plano Nacional deDesenvolvimento, também chamado de Plano de Metas, que tinha o célebre lema "Cinquenta anos em cinco".
O plano tinha 31 metas distribuídas em 5 grandes grupos: Energia, Transportes, Alimentação,Indústria de base, Educação, e, a meta principal ou meta-síntese: Brasília. O Plano de Metas visava estimular a diversificação e o crescimento da economia brasileira, baseado na expansão industrial e na...
tracking img