Anos 80

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Vestimentas anos 80: roupas





Cabelo:






Maquiagem





Sapatos e acessórios:








Curiosidades:
Modismos- Na real a década foi marcada pela calça jeans, camiseta e tênis. Vez ou outra algum modismo pintava na área.Citaremos alguns:
Para as meninas: vestidos trapézio, saia balonê, polainas de lã, melissa, top-siders...;Para os meninos: bermuda, calças surf wear, tênis all star, tênisquadriculado, camisetas sem mensagens americanizadas...;
Para ambos: new wave gel purpurinado e new wave glliter gel; cabelo mullet, ombreiras, moleton com capuz,roupas dark...


As bandas que marcaram a época:
Nacionais

Barão Vermelho
A banda foi formada para tocar na 21a feira da Providência, que aconteceu em novembro de 1981. Duas semanas de ensaios. Na hora H a organização do evento 'esqueceu'de providenciar um P.A. Resultado: nada de show, nada de rock’n roll.
Mesmo com o acontecimento, os meninos Maurício Carvalho 17 anos(teclado), Flávio Augusto Goffi Marquesini 19 anos (bateria), Roberto Frejat 19 anos (guitarra) e André Palmeira Cunha 16 anos (baixo) não desistiram da ideia.
Tinham certo problema: acertar com um vocalista (pelo Barão Vermelho, na fase de testes passou até LéoJaime) rockeiro em todos os detalhes. Apareceu um rapaz que fazia curso de teatro. Agenor Miranda Araújo Neto 23 anos, mais conhecido como Cazuza foi o escolhido pois encaixou como uma luva para as intenções do grupo. Nasceria a dupla Cazuza/Frejat que foi chamada de Jagger/Richards brasileiros.
A primeira apresentação que rendeu comentários foi no Morro da Urca abrindo o show de Sandra Sá, funkeira,amiga de Tim Maia. O primeiro LP do Barão, lançado em setembro de 1982 virou item de colecionador, pois não caiu no gosto da mídia. ‘Barão Vermelho 2’ de 1983 começou a ter destaque após comentários positivos de Caetano Veloso que regravou “todo amor que houver nessa vida”.
Logo depois Ney Matogrosso gravou “pro dia nascer feliz. A gravadora que iria dispensar a banda devido às vendagens foi pegade surpresa pelo sucesso da música. Gravou as pressas um compacto com a música na voz da banda. O sucesso desencadeou o LP ‘maior abandonado’ e trouxe várias músicas que estouraram no país.
Estava consolidado o Barão Vermelho. Em 1985 a expectativa do público era grande em ver a banda no ‘Rock n Rio’. Duas apresentações rockeiras que não decepcionaram ninguém. No final de julho do mesmo ano Cazuzadecide seguir carreiro solo.
O Barão quase afunda. Frejat assume os vocais e a banda lança ‘declare guerra’, recomeço difícil, pouca vendagem e desemprego. Mudaram de gravadora e emplacaram o LP : ‘Rock’n Geral’ 1987.
Em 1988 Maurício deixa a banda. O trio Frejat-Guto-Dé resolvem incorporar Fernando Magalhães (guitarra) e o percussionista Peninha. Neste mesmo ano é lançado Carnaval; em 1989‘Barão ao vivo’. No início de 1990 Dé sai. Após a participação de alguns baixistas, Rodrigo ex-Lobão assume.

Paralamas do Sucesso
Herbert Vianna (filho de militar) e Bi Ribeiro (filho de diplomata) se mudaram de Brasíla onde conviviam com a ‘turma do som’ da capital do país e foram morar no Rio de Janeiro. Era 1978 Herbert tinha 16 anos, sem mais contato próximo com os amigos de Brasilia e odiando acidade maravilhosa, trancou-se no quarto e começou a estudar guitarra.
Tinha uma Fender japonesa, na época um dos raros a ter uma. Bi Ribeiro apenas gostava de reggae, e por insistência do amigo, comprou um baixo e começou a aprender. A dupla Paralamas estava formada, faltava um baterista. Surgiu um aluno de classe, Vital Dias. O trio ensaiava na casa da avó de Bi, Ondina Nóbrega.
Inscreveram-se nofestival da Universidade Rural do Rio de Janeiro, em 1981. As três músicas inscritas não agradaram os jurados. Uma delas era ‘Vital e sua moto’. Em uma apresentação no intervalo da faculdade, Vital não aparece, e um amigo de Bi sugere na última hora o estudante João Barone.
Em 1982 o grupo gravou uma fita-demo com quatro músicas e enviaram à rádio fluminense (rockeira/alternativa) da época....
tracking img