Anos 60

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nesta década o homem pisou na lua e criou a moda com características espaciais e futuristas, que até hoje inspira os estilistas. A juventude descobriu a moda e, pela primeira vez na história,  surge o conceito de moda jovem, ampliando a massa consumidora.
Os anos 60 foi uma época onde houve uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens mostrarem seustalentos,lançar modas e tendências.Inventora da mini-saia, Mary Quant criou um símbolo que iria acompanhar a juventude rebelde dos anos 60, ávida por chocar e mudar padrões de conduta.

A moda nos anos 60

Na moda dos anos 60 não seguia a moda, pois eles queriam liberdade.
Foi a época da mini-saia que era a verdadeira febre nas ruas e conquistou a todos tanto homens como mulheres, a inglesa MaryQuant que divide com o francês André Courrèges sua criação Entretanto, nas palavras da própria Mary Quant: "A idéia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou". Não há dúvidas de que passou a existir, a partir de meados da década, uma grande influência da moda das ruas nos trabalhos dos estilistas,a verdade que a beleza de uma mulher de mini-saia era muito mais que sepensava tanto que a mini saia depois de tantas décadas ainda faz sucesso.
Também época da japona e o desfile de moda eram figurados por mulheres e homens que desfilavam nas ruas criações de estilistas que um dia seriam um grande estouro nas passarelas.
A moda dos vestidos tubinhos mostrava as formas do corpo e também era sucesso, estampados e com cores vibrantes deixando as mulheres especialmenteexuberantes.
Conscientes desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época.
Nesse cenário, a transformação da moda iria serradical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento
Logo chegou a meia calça e as mulheres usavam com mini-saia assim ficava bem mais confortáveis e comportadas para dançar em festas sempre elaboradas por famílias.
O jeans e as camisas sem gola se tornaram roupas as roupas unissex em que todos usavam mostrando umvisual despojado e leve.
A moda dos anos 60 marcou com os cabelos compridos e de franjas, e homens também aderiram usando cabelos compridos e calças bem largas com bocas enormes e camisas listradas.

Maquiagem e penteados

A maquiagem trazia olhos muito fortes e marcava o olhar deixando as mulheres encantadoras, os batons sempre com tons clarinhos. Por outro lado, Brigitte Bardot encarnavao estilo sexy, com cabelos compridos soltos rebeldes ou coque no alto da cabeça, muito imitado pelas mulheres. Entretanto, os anos 60 sempre serão lembrados pelo estilo da modelo e atriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e cílios inferiores pintados com delineador.
A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e osprodutos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar. Nessa área, Mary Quant inovou ao criar novos modelos de embalagens, com caixas e estojos pretos, que vinham com lápis, pó, batom e pincel. Ela usou nomes divertidos para seus produtos, como o "Come Clean Cleanser", sempre com o logotipo de margarida, sua marca registrada.
As perucas também estavam na moda e nunca venderam tanto. Maisbaratas e em diversas tonalidades e modelos, elas eram produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.

Ícones influentes da época

Twiggy
Seus olhos enormes, cabelos curtos e traços angelicais formaram o rosto mais emblemático dos anos 1960. Na década que inaugurou a minissaia e plantou o flower power, Twiggy reinou. E não só por causa do ícone fashion em que se transformou, mas também...
tracking img