ANOREXIA

1893 palavras 8 páginas
ANOREXIA

Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar grave potencialmente fatal de perda de peso excessivo, no qual a pessoa procura uma extrema magreza, levando a pessoa a tomar estratégias para perder peso. O termo anorexia nervosa foi criada em 1873 por Sir William Gull, um dos médicos pessoais de Queen Victoria. O termo é de origem grega: an (ausência ou deficiência) e orexis (apetite), o que significa uma falta de vontade de comer.
É caracterizada pela recusa em manter um peso corporal e um medo obsessivo de ganhar peso devido a uma distorcida imagem de si próprio, que pode ser mantido por conclusões erradas, com base cognitiva ao invés de provas, que alteram a forma como o indivíduo afetado avalia o seu corpo, e a comida que come.
Sendo caracterizada por ser uma doença complexa, a anorexia nervosa envolve problemas sociais, fisiológicos e psicológicos. Uma pessoa que tenha anorexia nervosa pode ser chamada de anoréxica. Uma pessoa que seja anoréxica pode ser também chamada de bulímica.
A anorexia nervosa afeta principalmente os adolescentes principalmente as mulheres. Para os jovens adolescentes de ambos os sexos, a anorexia pode estar ligada à auto-imagem, dismorfia e dificuldade em ser aceite pelo grupo, com mais tendência se houver um quadro neurótico (do tipo obsessivo-compulsivo) ou uma história de abuso ou de bullying.
Anorexia nervosa, ou simplesmente anorexia, é um tipo de transtorno alimentar, bem como distúrbio psicológico.
Uma pessoa com anorexia inicialmente começa uma dieta para perder peso. Com o tempo, a perda de peso torna-se um sinal de domínio e sem controle.
A anorexia nervosa é uma doença mental grave, com taxas de morbidade e de mortalidade tão elevada como aqueles vistos em qualquer doença psiquiátrica.
Embora afete principalmente jovens mulheres brancas, pode também afetar homens e mulheres de todas as idades, raças, socioeconômicas e culturais.

1. O QUE SE PASSA NESTA DOENÇA?

Recusa em manter o peso corporal

Relacionados

  • A psicanalise e a contribuição para as pessoas que apresentam transtornos alimentares
    13825 palavras | 56 páginas
  • CID 10 Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento OCR
    102619 palavras | 411 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas