Anorexia e midia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecanismos de difusão e vulnerabilidade do adolescente frente à mídia

A incessante busca pela perfeição, pelo prazer, pela necessidade de ser magra, a qualquer custo, pode ser um sinal de anorexia. Mesmo magras, as meninas que sofrem de anorexia se sentem gordas e não comem. A Ana, como chamada pelos íntimos, afeta todo o corpo. Cabelo, cérebro, coração, articulações, sangue, músculos,rins, intestino, pele e hormônios. A doença atinge 20% dos adolescentes em todo o mundo. A maioria dos anoréxicos pertencem às classes medias e altas do Hemisfério Ocidental. Dentre os pacientes que buscam o tratamento da anorexia, 50% se recuperam completamente, 30% têm cura parcial e os outros 20% não respondem ao tratamento. As pressões culturais e sociais criam um clima emocional que predispõe asmulheres ao desenvolvimento de transtornos alimentares. De 5% à 21% das pessoas acometidas por esta doença morrem. A anorexia teve um aumento nas ultimas décadas principalmente na década de 80 em função de modelos sócio/culturais, os padrões de beleza foram mudando no século XIX e no século XX principalmente, isso fez com que algumas pessoas buscassem um ideal de beleza muito magro isso fez comque elas se engajassem na busca desenfreada por essa magreza e acabou aumentando muito a frequência desses casos de anorexia.

Anorexia a doença da mídia, anorexia nervosa é um termo bastante utilizado pela mídia ultimamente, porem não é nenhuma doença nova, existe um caso na literatura médica de uma serva que se chamava Friderada no século IX, existem também diversos casos de Santas que temum quadro muito semelhante de anorexia nervosa, a diferença é que a motivação destas Santas era ficar próximas a Deus, então o jejum se relacionava a estar mais perto de Deus, hoje em dia se vê a motivação ser mais estética, essas pessoas com anorexia dizem que querem emagrecer porque se acham mais bonitas e acabam nunca estando satisfeitas com o peso sempre querem perder mais. Na anorexianervosa as pessoas começam gradativamente ficar extremamente preocupadas com o peso, com a aparência física, com a gordura, e em função disso elas desenvolvem um medo exagerado de engordar. A pessoa que desenvolve anorexia não se acha doente. Porem, nem sempre a anorexia pode ser explicada como um distúrbio alimentar pode ser muitas vezes um distúrbio psicológico causado por fatores deterministas. Aépoca, sempre influencia nas atitudes humanas e o ser humano sente a necessidade de estar em bandos e esse instinto, de estar em bando, sempre busca o bando maior. E nesse caso o bando maior, geralmente segue padrões ditados pela alta mídia. A mídia dita padrões a quais dentre muitas pessoas os seguem sem questionar ao menos o que esta seguindo, além da anorexia, padrão de beleza de ser magra,também há outros exemplos muitas vezes quase imperceptíveis a qual a maioria das pessoas que buscam esse bando os segue, como: “Ter um celular, cabelo liso, que livros são chatos”. A influência da mídia e a vontade de ser aceito nesse bando, faz com que algumas pessoas desejem a anorexia.

Muitos especialistas como Tania Estrada especialista em Anorexia e Bulimia e Nélio Pereira da SilvaPsicólogo, especialista em psicologia clínica, acreditam que um acesso muito cedo e não controladas em redes sociais pode ser um amplificador de mensagens que promovem a anorexia e bulimia em mulheres jovens que se identificam com modelos, pois acreditam que a influência da mídia é a principal causa desses transtornos alimentares. As redes sociais podem contribuir e aumentar os efeitos da anorexia nosjovens, pois são os contatos desses jovens com outros jovens com essa enfermidade, onde passam informações, sugestões e se apoiam. Se sentem entendidos é uma maneira de criar força à enfermidade. E também pode ser o primeiro contato do jovem com a doença, mas vendo ela como uma maneira pratica de alcançar a perda de peso e também encontrando um grupo a qual se enquadra e pensam ser um estilo de...
tracking img