Anorexia, bulimia e vigorexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O trabalho a seguir vem com o intuito de desmistificar e conscientizar os jovens sobre os distúrbios psicológicos desenvolvidos nos seres humanos em relação à sua aparência e peso. Vamos perceber ao longo do trabalho que nem todas as síndromes são causadas por insatisfação, mas também há aquelas que surgem por alguma deficiência morfológica existente em nosso organismo. Porém muitaspessoas não tem conhecimento dessa realidade e acabam por julgar os outros por suas fragilidades sem saber ao certo os motivos. Vamos entender também os vários problemas psicológicos que envolvem essas pessoas e que muitas vezes também são confundidos com a vaidade. O intuito principal é esclarecer dúvidas e possivelmente ajudar na prevenção desses transtornos, que em sua maioria, são causadospor insatisfação nossa para com o nosso corpo.

Transtornos Dismórficos Corporais (Dismorfofobia)

O Transtorno Dismórfico Corporal, também conhecido como Dismorfofobia ou Síndrome de Distorção da Imagem, é um transtorno psicológico da percepção e valorização corporal, que se caracteriza pela preocupação exagerada com algum defeito (que pode existir ou não) na aparência física. Este transtornoé mais comum em adolescentes, tanto garotos como garotas, devido às mudanças na aparência, além do humor e do temperamento, que ocorrem durante a puberdade. Também pode ocorrer em adultos, sendo mais frequente na faixa etária dos 20 aos 30 anos e em mulheres, porém muitos homens, principalmente nos últimos anos, estão sendo atingidos por essa fobia de ter um aspecto anormal.
Pessoas que sofrem dedismorfofobia veem uma forma distorcida ou exagerada da sua imagem, são pessoas detalhistas e perfeccionistas, sendo obcecadas por suas características físicas. Seus pensamentos sobre a sua aparência corporal são persistentes e praticamente delirantes, pois não conseguem controlar seu pessimismo em relação à imagem, e não importa o quanto os outros digam que são bonitas ou que suas “imperfeições”não são perceptíveis, continuam se achando feias. Essas preocupações excessivas com a imagem corporal não têm nada a ver com vaidade, isso se trata de uma perturbação, um transtorno, que pode chegar a causar problemas sociais e depressão, fazendo com que nada mais importe na vida da pessoa senão sua aparência. Em alguns casos a preocupação é tão grande, que a decepção por não conseguir atingir aperfeição desejada leva o transtornado a pensar em suicídio – cerca de 80 % dessas pessoas já pensaram ou tentaram se matar, e admite-se que um entre dez casos de dismorfofobia acaba em suicídio.
Esse transtorno pode atingir tanto pessoas consideradas atraentes pela sociedade, como pessoas consideradas não atraentes. Quem sofre desta síndrome tende a deixar que minúsculos defeitos, ou até defeitosimaginários, assumam uma importância compulsiva e exagerada para o portador. Podem existir preocupações sobre qualquer parte do corpo. As queixas mais comuns são em relação aos defeitos faciais, como por exemplo, o formato ou o tamanho do nariz, da boca, dos dentes, da mandíbula, das orelhas, dos olhos, das pálpebras, das sobrancelhas, do queixo, das bochechas, preocupações em relação com pelosfaciais, entre outras; ou em relação à pele, como preocupações com rugas, acnes, marcas vasculares, pintas e sardas, aspereza ou maciez, cicatrizes, preocupação excessiva com pelos e até mesmo com a cor da pele.
Outras preocupações frequentes são em relação ao cabelo (como preocupações com calvície ou cabelo demais, com o tipo de cabelo, a cor, se é muito seco ou muito oleoso, se é armado, etc),ao formato ou tamanho dos pés e das mãos, ou dos joelhos e dos cotovelos, preocupações com a estatura, com o formato e largura das pernas e dos braços (esses geralmente relacionados aos músculos – transtornos dismórficos musculares), em relação à barriga e ao peso (relacionado aos transtornos alimentares) e até preocupações com o formato ou tamanho das genitálias. Porém, além dessas, qualquer...
tracking img