ANOMIA

Anomia é um conceito criado pelo sociólogo Emile Durkheim (1858 – 1917)  no seu livro "O Suicídio" e que designa um estado do indivíduo caracterizado pela falta de objetivos e pela perdade identidade. Segundo Durkheim, este estado é em grande medida originado pelas intensas transformações que ocorrem nas sociedades modernas e que não fornecem novos valores para colocar no lugardaqueles que por elas são demolidos. Em suma, Durkheim, com o conceito de anomia procura sintetizar a ideia de que o progresso constitui uma ameaça às estruturas éticas e sociais.
Robert King Mertontambém se dedicou ao estudo na anomia. Para Merton, anomia significa uma incapacidade do indivíduo em atingir os seus fins culturais e ocorre quando, devido à insuficiência dos meiosinstitucionalizados, o insucesso em atingir esses fins gera conduta desviante. É por isso que, segundo Merton, a maioria dos crimes são cometidos por membros das classes menos favorecidas.http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090730115337AAisYRT
http://cadernosociologia.blogspot.com.br/2010/02/dois-exemplos-de-anomia-motins-em-los.html

HETERONOMIA
Heteronomia (do grego heteros, "diversos"+ nomos, "regras") é um conceito criado por Immanuel Kant  , para justificar as leis que recebemos. Heteronomia é o contrário de autonomia, e é quando um individuo se sujeita à vontade de terceiros ou deuma coletividade. É um conceito básico do Estado de Direito, em que todos devem se submeter à vontade da lei. Heteronomia é uma palavra de origem grega. Segundo a geteronomia, a lei é imposta aoindivíduo, pode ser criada por um determinado Governo, por um bloco econômico, ou um órgão internacional, como a ONU. A consciência moral evolui da heteronimia para a autonomia, ou seja, começamos ainteriorizar as normas e as obedecemos seja por medo ou receio do castigo.

AUTONONIA

Autonomia é um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). Anomia, heteronomia e autonomia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Anomia-Heteronomia-e-Autonomia/590570.html

MLA

"Anomia, heteronomia e autonomia" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Anomia-Heteronomia-e-Autonomia/590570.html>.

MLA 7

"Anomia, heteronomia e autonomia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Anomia-Heteronomia-e-Autonomia/590570.html>.

CHICAGO

"Anomia, heteronomia e autonomia." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Anomia-Heteronomia-e-Autonomia/590570.html.