Anomalias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Ademar Veloso da Silveira



Aluno: Cássio Souto da Silva
Turma: 3º B noite (EJA)

Biologia: Anomalias Geneticas






[pic]























Doença não é moda e muito menos para ser divulgada como tal

Introdução
Nem sempre o que se vê é real dentro de um padrão normal da natureza (equilíbrio)...Hásempre uma explicação para um facto...ou montagem ou anormalidade (por anomalia genética) ou (in) capacidade por defeito da natureza...Em análise de imagem só a peritagem sofisticada, digital em 1º lugar, pode começar a separar as alternativas até ao que de facto é. O espírito científico é duvidar sempre do que parece ser e através da análise, da investigação, apurar o conteúdo real. É daí que surgiue surge o desenvolvimento humano, o motor do progresso. Espírito crítico até eliminar a superstição como crença exagerada do inexplicável que se torna popular. A ficção é não científica sendo eliminada por não ser real mas aparente. Em muitos casos são revelados como aberração da natureza fruto de doença ou pior ainda montagem para fraude enganosa como sempre. O resto são nomes que se dão afenómenos pela negativa para a curiosidade mórbida pelo insólito, pelo esquisito – freak - anormal.

Desenvolvimento
Segundo informação disponível, o dito “homem-árvore”, pescador da Indonésia de nome DEDE, 35 anos, seria vítima da infecção de um vírus denominado “papilloma vírus”, após um acidente com um corte no joelho (ferida não sarada) quando adolescente. O médico norte-americano, Dr AnthonyGaspari e especialistas em dermatologia (doenças da pele) da Universidade de Maryland (EUA), teriam afirmado que Dede poderia ter cura com tratamento e vitamina A. Essa doença teria surgido desse acidente em infância que faria aparecer pequenos warts = verrugas, cravos, que dariam esses aspectos rugosos aos membros. Isso devido a uma falha rara genética, humana, que impede que o sistema imunitáriofuncione. Dessa forma possibilitando que o vírus “papilloma” (hipertrofia das papilas) faça “hijack” (assalto) ao organismo humano “ordenando” ao equipamento celular que produza largas quantidades de substâncias que cresçam com a forma de aparência de rugosidade de árvore conhecida por "cutaneous horns" (chifres cutâneos – da pele). Papilas podem também ser calos, borbulhas, verrugas que surgem maisna cara, no rosto humano e nas mãos e nos pés e podem ser encontradas na superfície de alguns vegetais. O nível muito baixo das células brancas deste pescador indonésio, fizeram, no início, que os médicos suspeitassem que teria Aids/Sida, mas verificou-se que não. Dede foi abandonado pela mulher (ao piorar) e expulso do emprego. É apoiado pelos 2 filhos adolescentes e sobrevive de exibições em“freak shows” (exibição de sua deficiência) juntamente com deficientes de outra natureza em que recebem algum dinheiro do público (esmolas).
O Dr. Gaspari afirma que Dede após um tratamento intensivo de 3 a 6 meses, não terá um corpo normal, mas terá as verrugas muitíssimo reduzidas em tamanho e número, poderá usar as mãos e terá uma vida normal. As verrugas resistentes, após ficarem menores seriamcongeladas e removidas por cirurgia nas mãos e nos pés. O Dr Gaspar terminaria a entrevista que nunca tinha visto nada igual (destas proporções) em toda a sua carreira médica.


Conclusão
Há uma luz no fundo do túnel para o drama de Dede a milhares de quilómetros de Moçambique, na Indonésia. No fundo a miséria, ao enfraquecer o corpo “abre as portas” a todo o tipo de doenças. Uma questão defracasso de políticas socioeconómicas.
E para os casos de moçambicanos qual é o panorama? São várias as aflições desde o Aids/Sida, TB, Deficiência motora, Mutilados das duas guerras, Asma e mesmo Fome. Quem se preocupa em analisar esse sofrimento e sugerir apoios em espaços da internet, em vez da divulgação mórbida (curiosidade doentia) de aspectos chocantes de doenças, deformações do corpo,...
tracking img