Anomalia e monstruosidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera Educacional

Anatomia

Normal: em anatomia é um conceito estatístico, representado pelo o que ocorre na maioria dos casos, o mais frequente. Ex: 20 dedos, coração com seu ápice inclinado para o lado esquerdo do corpo.
Variação anatômica: é uma alteração da forma ou posição do órgão, porém, não causa prejuízo na função. Ex: destrocardia (coração com seu ápice inclinado para o ladodireito).
Anomalia: é uma alteração da forma ou posição do órgão, que causa prejuízo na função, sendo compatível com a vida. Ex: ausência de membros (amelia), fenda palatina.
Monstruosidade: é uma alteração da forma ou posição do órgão, que causa prejuízo na função, incompatível com a vida. Ex: anencefalia (ausência do encéfalo).
Fatores de variação anatômica

Podemos citar diversos fatoresque provocam variações anatômicas em um indivíduo, entretanto ressaltaremos os fatores relacionados com a entrevista de um paciente, sendo:
- Idade: já foi discutido que o biodesenvolvimento gera variações anatômicas. Podemos citar como exemplo que o número de ossos em um recém-nascido é em torno de 300. Já de um adulto jovem é de 206. Durante o desenvolvimento, há uma fusão de ossos;
- Gêneros:diferenças entre os gêneros masculino e feminino são visíveis externamente, como as genitálias, deposição de gordura, diferença da largura dos ombros em relação a largura do quadril (no homem, geralmente, os ombros são mais largos que o quadril);
- Etnia: as diferentes etnias provocam variações específicas no organismo, como: o aparelho locomotor do afrodescendente é muito mais resistente e capazde gerar mais força, se comparado ao de um caucasiano de mesmo biótipo;
- Biótipo (são diferenças físicas, geralmente hereditárias, que podem ser alteradas por fatores ambientais). Os biótipos são classificados em:
- Longilíneo: apresenta pescoço longo, tórax estreito e predominante sobre o abdome, membros delgados e compridos;
- Brevelíneo: pescoço curto, tórax largo, sendo menor que oabdome, e membros grossos e curtos;
- Mediolíneo: apresenta características intermediárias entre os dois tipos anteriores.
Significado de Monstruosidade
s.f. Particularidade, tendência daquilo que possui um formato monstruoso.
Algo ou alguém cujo aspecto ou composição se mostra contrário ao que é natural ou à ordem regular da natureza, irregularidade notável na forma, monstro.
Toda anormalidadede caráter genético apresentada por alguém.
Conduta ou atitude que agride os fundamentos relativos à moral: hediondo, horrendo.
Algo ou alguém que possui características atípicas ou anormais.
Relativo ao que é inimaginável ou excepcional.
Algo extraordinário ou muito diverso do que regularmente sucede: anomalia.

Siguinificado de anomalia
No estudo de morfologia humana, anomalia é qualquerdesvio do padrão anatômico, enquanto que monstruosidade é uma anomalia tão acentuada, deformando profundamente, incompatível com a vida (teratologia).

Anomalia genética é o nome dado a um padrão típico nos genes ou cromossomos que resulta em características físicas específicas, como a síndrome de Down.
Substâncias teratogênicas
* Álcool (o bebê pode nascer com cirrose, demência);
*Nicotina (causando vaso constrição, portanto má formação nas extremidades);
* Uso de alguns tipos de antibióticos (afetando a organogênese = surgimento ou formação dos órgãos nos primeiros 3 meses de vida);
* Tinturas para cabelos(Amônia afeta o sistema nervoso).
* As grandes temperaturas podem ocasionar mal formações.
Doenças
* Rubéola (se contraída nos primeiros meses de gravidezpode causar cegueira)
* Toxoplasmose (a criança pode nascer com meningite, demência)
Carências Nutricionais
* Ácido Fólico (Mal de Parkinson, problemas vasculares, sistema nervoso com a má formação da espinha dorsal, nascer sem cérebro)
Anomalias Genéticas nos Seres Humanos
 
Na meiose pode ocorrer a não separação (não-disjunção) de um certo par de cromossomos homólogos durante a...
tracking img