Ano in

Páginas: 70 (17431 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
A Química perto de você | ii

A Química Perto de Você: Experimentos de Baixo Custo para a Sala de Aula do Ensino Fundamental e Médio

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

São Paulo | Sociedade Brasileira de Química | 2010
Sociedade Brasileira de Química | iii

© Sociedade Brasileira de Química Projeto Comemorativo da Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química AnoInternacional da Química-2011 (AIQ-2011) Editores-chefes Claudia Moraes de Rezende e Hugo Tubal Schmitz Braibante Revisores Núbia Moura Ribeiro, César Zucco, Maria Joana Zucco, Hugo T. S. Braibante e Claudia M. Rezende. Arte gráfica e editoração Cabeça de Papel Projetos e Design LTDA (www.cabecadepapel.com) Ilustrações Henrique Persechini (henriquepersechini@gmail.com)

Ficha Catalográfica WandaCoelho e Silva (CRB/7 46) e Sandra Beatriz Goulart da Silveira (CRB/7 4168) Universidade do Estado do Rio de Janeiro

S678q

Sociedade Brasileira de Química (org.). A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 146p. il. ISBN 978-85-64099-00-51. Química (Ensino fundamental). 2. Química (Ensino médio). 3. Química - Experiências. 4. Prática de ensino. I. Título. CDD 540 CDU 54(076)

Todos os direitos reservados – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por outro meio. A violação dos direitos de autor (Lei nº 5.988/73) é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.

A Química perto de você | iv

Oseditores agradecem à equipe da Universidade Federal de Santa Maria pelo apoio na realização dos experimentos, em especial a:

Cristina V. dos Santos Ediane M. Wollmann Giovanna Stefanello Marcele Cantarelli Trevisan Maurícius Selvero Pazinato Leandro da Silva Friedrich Vinicius Benedetti

Sociedade Brasileira de Química | v

A Química perto de você | vi

Caros leitores
O Ano Internacionalda Química-2011 (AIQ-2011) veio para celebrar a Química em todas as partes do planeta: seus grandes feitos e os enormes benefícios que trouxe à humanidade. Sabemos que a Química nos cerca, por dentro e por fora. Às vezes não entendemos bem como se dá isso, tantos nomes e fórmulas de difícil alcance... .Ah, deixa para lá! Mas deixar para lá e não apreciá-la? Quem sabe possamos fazê-lo numa outralinguagem, com menos formalismo científico. Ou, talvez, observando melhor as coisas ao nosso redor, aguçando a curiosidade e parando alguns minutinhos para ver melhor... Olhe só, tudo tão belo! Partículas se movimentando alucinadamente, moléculas interagindo umas com as outras, tudo isso para oferecer o espetáculo que observamos a cada segundo. Um desses exemplos é a própria natureza. Vejamos acomunicação entre os insetos. Formigas que vão umas atrás das outras, param, “se olham de frente”, parecem conversar e continuam seu caminho. Papo de formiga? Claro que não, são as substâncias químicas atuando nessa conversa, os chamados “feromônios”! E, por dentro deles, os elementos químicos, os átomos, os elétrons... Não os vemos isoladamente, mas sim o todo, que é a formiga, o formigueiro, seusodores, o efeito da picada e o medicamento para anestesiá-la. Apesar de ser mais complicado observar fenômenos tão detalhados fora do laboratório, existem inúmeros experimentos, muito simples, que podem ser realizados e nos levam a compreender as tantas coisas que nos cercam.
Sociedade Brasileira de Química | vii

Assim, é com grande satisfação que apresentamos esta compilação de experimentostemáticos, para que nossos jovens leitores possam desfrutar da Química um pouco mais perto de si. A idéia foi colher experimentos de baixo custo, fácil operação e seguros, que gerassem a menor quantidade de resíduos, de modo que pudessem ser realizados até mesmo na sala de aula. Em comemoração ao AIQ-2011, a Sociedade Brasileira de Química fez uma chamada aberta à sociedade, convidando todos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Economia no In cio dos Anos 1930
  • Os Assistentes Sociais No In Cio Dos Anos 60
  • Traducao Textos Keep In Mind 9 ano
  • A Hist Ria Filos Fica Teve In Cio A Mais De Dois Mil E Quinhentos Anos
  • Instrução elementar no século XIX, In: 500 anos de Educação no Brasil
  • Do In
  • Do in
  • A formação do cidadão trabalhador. in: revista de educação ceap, salvador centro de estudo e assessoria...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!