Ankt

740 palavras 3 páginas
Ficha Individual de leitura de textos e produção Filosófica

Texto:O problema da origem de Filosofar
Capítulo n° 1 Título: O problema e suas respostas
Primeira Parte

1 Tendo como base o texto em epígrafe e com o propósito de realizar uma análise textual nos moldes preconizados por A. J. Severino, em sua obra Metodologia do Trabalho Científico, capítulo 3, intitulado “Diretrizes para Leitura, Análise e Interpretação de Textos”, responda:

Análise Temática 1.1 Identifique no texto: 1.2 Tema:
No texto analisado identificaram-se como tema as definições do filosofar e dos filósofos primeiros, também quais os métodos de estudo e análise da Filosofia.

1.3 O problema:
É demonstrado no texto que conforme as correntes filosóficas como também conforme determinados filósofos a Filosofia é feita de formas distintas tornando-se algo que precisamos buscar como Filosofia verdadeira e única.
O uso da razão está presente nas análises de todos os filósofos, mas a forma ou método de busca pelo conhecimento é questionável e mutável.

1.2.4 A Tese:
A tese do autor é que sendo indiferente da correntes estudadas e analisadas os conceitos primeiros, tal quais curiosidade, interesse pelo conhecimento, a dúvida sobre algo norteiam a Filosofia. É importante que o filósofo tenha admiração pelo saber e use a razão para buscar o conhecimento.

1.2.5 O raciocínio desenvolvido pelo autor:
O autor busca resolver seu problema buscando a definição de filosofia nos principais Filósofos, ou melhor, Filósofos já conhecidos pela grande massa.
Traça uma linha desde Patão inserindo citações que corroborem com sua tese demonstrando fatos que eram analisados para se chegar ao verdadeiro sentido do filosofar até o filósofo Karl Jaspers, concluindo que a filosofia está presente no humano, e depois parte para novos questionamentos.

2 Finalize a análise temática com a apresentação de um resumo do texto:

Resumo feito do primeiro capítulo O problema da origem do filosofar,

Relacionados

  • Deuses do antigo egito
    794 palavras | 4 páginas
  • Deuses do egito
    1147 palavras | 5 páginas