Anita malfatti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anita Malfatti

Biografia
Anita Catrina Malfatti nasceu no dia 2 de dezembro de 1889, em São Paulo.
Nasceu com atrofia no braço e na mão direita, foi com ajuda da governanta inglesa, MissBrowne, que Anita desenvolveu o uso da mão esquerda e aprendeu a arte e a escrita.
Sua primeira professora de arte foi sua mãe, que por motivo do falecimento de seu marido, pai de Anita, teve de dar aulasparticulares de arte. Anita presenciou estas aulas.
Mas tarde, foi para Alemanha, uma viajem financiada pelo seu tio e padrinho Jorge Krug.
Na Alemanha foi aluna de Fritz Burger, um dominante datécnica impressionista. Mais tarde, veio a ter aulas com Lovis Corinth.
Em 1913, inicia aulas com o professor Ernest Bischoff Culm.
Em 1914, aos 24 anos, Anita retorna ao Brasil depois de 4 anosestudando na Europa. Anita desejava viajar novamente para estudar, mas não tinha condições financeiras para tal. Foi então que tentou conseguir uma bolsa junto ao Pensionato Artístico do Estado de SãoPaulo. Por essa razão, montou no dia 23 de maio de 1914 uma exposição com obras de sua autoria, mas não obteve sucesso e, novamente financiada pelo tio Jorge Krug, Anita viaja para os Estados Unidos.
Em1917, Anita faz sua segunda exposição individual, a qual recebeu muitas críticas negativas após um artigo escrito por Monteiro Lobato.
Após a enorme confusão causada por Monteiro Lobato, a vida deAnita Malfatti começou a ter certa normalidade.
Em 1929, em São Paulo, realizava sua quarta exposição individual. Depois de fechar sua exposição, até 1932, Anita dedicou-se ao ensino escolar. Retomousuas aulas na escola Normal Americana e foi trabalhar também na Escola Normal do Mackenzie College.
Anita Malfatti faleceu em 6 de novembro de 1964, em São Paulo, aos 74 anos.
Seu movimento estéticoera o Modernismo Brasileiro e o expressionismo.
Obras de Anita Malfatti: Rochedos, A Ventania, A Onda, O Farol, O Barco, O Homem de sete cores, A Boba, A Mulher de cabelos verdes, O Homem...
tracking img