Anita garibaldi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA MARIA DE JESUS RIBEIRO (ANITA GARIBALDI) 30/08/1821 – 04/08/1849

No dia 30 de agosto de 1821, em Morrinhos SC, município de Laguna, nasceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, apelidada ainda pequenapor familiares e amigos de Aninha.
Os pais de Aninha chamavam-se; Bento Ribeiro da Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes. O casal teve dez filhos: Ana, Felicidade, Manoela, Manoel, Cecília,Francisco, Bernardina, Antônia, João e Salvador.
Embora os pais de Aninha fossem pobres deram-lhe excelente educação, mas comparada as moças da época que eram educadas para os serviços do lar, tais comolavar, cozinhar, costurar e bordar Aninha se mostrava diferente, de gênio forte, brigava com a vizinhança, tomava banho no rio e andava a cavalo.
Seu pai faleceu muito cedo, e sua mãe passou a cuidar e asustentar toda a família, trabalhando em casas de família na Vila de Laguna, tempos depois se mudou com os dez filhos para o centro da Vila de Laguna. Por não conseguir controlar a rebeldia da filha,o que demonstrava desde cedo seu espírito aventureiro, pediu ajuda ao Padre da vila, que a aconselhou a arrumar um marido para Aninha.
Assim no dia em que completava quatorze anos, 30 de agosto de1835, Ana Maria de Jesus Ribeiro casou com Manoel Duarte de Aguiar. Pelo fato de ter sido um casamento arranjado, não houve amor entre o casal, não tiveram filhos e a convivência ficou insuportável,dando fim ao casamento em 1838.
No início do Segundo Reinado, todo o Sul do Brasil foi muito sacrificado por impostos exorbitantes sem nada receber de retorno em benfeitorias, com isso, o povo viviarevoltado contra o regime de Dom Pedro II, foi tal estado de ânimos que provocou, no Rio Grande do Sul, a chamada Revolução Farroupilha.
No ano de 1839 as tropas Farroupilhas atacaram a Vila de Laguna,Aninha já separada do marido nem imaginava que viria a conhecer seu grande amor. O nome dele era Giuseppe Garibaldi, um oficial da Revolução Farroupilha, quando os dois se encontraram foi amor à...
tracking img